Concepções de Licenciandos em Química sobre a Construção do Conhecimento Científico: Análise a partir de Textos sobre a Produção da Bomba Atômica

Analysis Based on Texts about the Production of the Atomic Bomb

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p89-100

Palavras-chave:

Química, Questões sociocientíficas, Natureza da ciência

Resumo

O entendimento sobre a construção do conhecimento científico por parte dos licenciandos em química é componente essencial para a sua formação, principalmente devido à influência direta que terão, como futuros profissionais, na elaboração das concepções dos estudantes da educação básica sobre o assunto. Este trabalho investigou concepções de licenciandos em química a respeito da construção do conhecimento científico a partir da análise de textos argumentativos de sua autoria relacionados à criação da primeira bomba atômica, Trinity. Para tanto, foram consideradas sete visões deformadas do trabalho científico, assim como cinco características essenciais do trabalho científico reportadas na literatura. As análises mostraram ausência de visões distorcidas da ciência em todos os textos e indícios de compreensão dos estudantes acerca do caráter social da ciência.

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Biografia do Autor

  • Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos

    Docente do Instituto de Química de São Carlos. Universidade de São Paulo

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Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

SILVA, Guilherme Balestiero da; ALVES, Pabllo Abreu; QUEIROZ, Salete Linhares. Concepções de Licenciandos em Química sobre a Construção do Conhecimento Científico: Análise a partir de Textos sobre a Produção da Bomba Atômica: Analysis Based on Texts about the Production of the Atomic Bomb. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. 89–100, 2023. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v7i1p89-100. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/216255.. Acesso em: 15 abr. 2024.