Impactos das Cotas Sociais e Raciais no Perfil Socioeconômico dos Estudantes da FFLCH, USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p15-32

Palavras-chave:

Sistema de cotas, Ensino superior, Desigualdades educacionais

Resumo

O presente artigo, resultado de pesquisa desenvolvido no projeto “Construindo uma política interdisciplinar de acolhimento das/dos ingressantes na FFLCH”, financiado pelo edital Consórcios Acadêmicos para a Excelência no Ensino de Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação da USP, tem como principal objetivo compreender os possíveis impactos da adoção das cotas sociais e raciais sobre o perfil socioeconômico dos estudantes da FFCLH, analisando sua variação conforme as diferentes modalidades de cotas adotadas. Para tanto, analisa dados de questionário aplicado aos estudantes matriculados na unidade em 2023, correlacionado os resultados a partir de dois recortes: estudantes cotistas e não cotistas e ingressantes a partir das diferentes modalidades de cotas existentes na FFLCH/USP. Os resultados indicam que a adoção das cotas já possibilita uma mudança de perfil dos estudantes da FFLCH, na direção de aproximá-lo daquele encontrado na composição geral da população paulista. Além disso, indicam a importância da adoção das cotas raciais, uma vez que a adoção de cotas de escola pública e de renda, no conjunto de dados analisados, não foram suficientes para ampliar a diversidade racial da FFLCH, aproximando-a daquela encontrada na composição geral da população paulista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Professor do Departamento de Geografia da FFLCH-USP

Sylvia Gemignani Garcia, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Professora do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP

Patrícia Paula da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutora em Geografia Humana, FFLCH-USP

Waldirene Ribeiro do Carmo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutora em Geografia Humana e Servidora Técnica do LEMADI-DG da FFLCH-USP

Anna Clara Pereira Soares, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Estudante do curso de Ciências Sociais da FFLCH-USP

Jacquelline Evaristo Guedes de Lima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Estudante do curso de História da FFLCH-USP

João Paulo Lanzarini, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Estudante do curso de Ciências Sociais da FFLCH-USP

Julia Gimenes Candido Ferreira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Estudante do curso de Filosofia da FFLCH-USP

Willer Nogueira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Estudante do curso de Geografia da FFLCH-USP

Referências

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, Campinas, v. 15, n. 1, jun. 2009.

COSTA, Andréa Lopes da; PICANÇO, Felícia. Para além do acesso e da inclusão: impactos da raça sobre a evasão e a conclusão no ensino superior. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 39, n. 2, maio/ago. 2020.

NOGUEIRA, Danielle Xabregues Pamplona et al. Equidade e democratização: o perfil dos estudantes cotistas na Universidade de Brasília. Laplage em Revista (Sorocaba), v. 6, n. 1, p. 19-33, jan./abr. 2020.

VIEIRA, Augusto et al. Análise estatística do perfil dos cotistas que evadiram da UERJ. Cadernos do IME, Rio de Janeiro, v. 22, 2007.

VIEIRA, Renato Schwambach; ARENDS-KUENNING, Mary. Affirmative action in Brazilian universities: effects on the enrollment of targeted groups. Economics of Education Review, v. 73, Dec. 2019.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

GIROTTO, E. D.; GARCIA, S. G.; SILVA, P. P. da; CARMO, W. R. do; SOARES, A. C. P.; LIMA, J. E. G. de; LANZARINI, J. P.; FERREIRA, J. G. C.; NOGUEIRA, W. Impactos das Cotas Sociais e Raciais no Perfil Socioeconômico dos Estudantes da FFLCH, USP. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 15-32, 2023. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v7i1p15-32. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/216465. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos