Impactos das Cotas Sociais e Raciais no Perfil Socioeconômico dos Estudantes da FFLCH, USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p15-32Palavras-chave:
Sistema de cotas, Ensino superior, Desigualdades educacionaisResumo
O presente artigo, resultado de pesquisa desenvolvido no projeto “Construindo uma política interdisciplinar de acolhimento das/dos ingressantes na FFLCH”, financiado pelo edital Consórcios Acadêmicos para a Excelência no Ensino de Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação da USP, tem como principal objetivo compreender os possíveis impactos da adoção das cotas sociais e raciais sobre o perfil socioeconômico dos estudantes da FFCLH, analisando sua variação conforme as diferentes modalidades de cotas adotadas. Para tanto, analisa dados de questionário aplicado aos estudantes matriculados na unidade em 2023, correlacionado os resultados a partir de dois recortes: estudantes cotistas e não cotistas e ingressantes a partir das diferentes modalidades de cotas existentes na FFLCH/USP. Os resultados indicam que a adoção das cotas já possibilita uma mudança de perfil dos estudantes da FFLCH, na direção de aproximá-lo daquele encontrado na composição geral da população paulista. Além disso, indicam a importância da adoção das cotas raciais, uma vez que a adoção de cotas de escola pública e de renda, no conjunto de dados analisados, não foram suficientes para ampliar a diversidade racial da FFLCH, aproximando-a daquela encontrada na composição geral da população paulista.
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Referências
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Copyright (c) 2023 Eduardo Donizeti Girotto, Sylvia Gemignani Garcia, Patrícia Paula da Silva, Waldirene Ribeiro do Carmo, Anna Clara Pereira do Santos, Jacquelline Evaristo Guedes de Lima, João Paulo Lanzarini, Julia Gimenes Candido Ferreira, Willer Nogueira
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