Uma “impressão histórico-bibliográfica” sobre Comenius: da cultura à cultura impressa na obra comeniana

Autores

  • Roge Cavalcante da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Gustavo Silva Saldanha Instituto Brasileiro de Cência e Tecnologia e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p4-23

Palavras-chave:

Livro, Filosofia do Livro, Comenius, Cultura Impressa

Resumo

Este estudo, orientado para a filosofia do livro e seu impacto no pensamento pedagógico de Comenius, integra o projeto “Epistemologia histórica do pensamento biblioteconômico-informacional: a trama da linguagem entre instituições, conceitos, artefatos e intersujeitos”, desenvolvido no contexto da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O recorte de pesquisa se aproxima dos debates sobre a fundamentação do campo informacional, porém explorando não apenas suas demandas filosóficas, mas incluindo dois eixos co-centrais: a) uma epistemologia histórica, interessada em um olhar sobre os modos como as ideias se estabelecem no tempo-espaço em mutação, e b) uma filosofia da cultura, orientada para o posicionamento dos objetos de estudo, abarcando os conceitos, com integrantes de dimensões construídas e disputadas dentro das dinâmicas culturais. O referencial teórico estabelece-se a partir de fontes oriundas da Biblioteconomia & Ciência da Informação, Educação e História (mais especificamente, os estudos do domínio de História do Livro). Como caracterização metodológica, realiza-se estudo histórico-bibliográfico, com foco no pensamento bibliológico, com vistas à compreensão das margens de influência da cultura impressa no pensamento pedagógico de Johann Amós Comenius (1592-1670). Parte do resultado de um estudo mais amplo, de natureza dupla (histórica e empírico-conceitual), o enfoque geral do estudo procurou demarcar os indícios manifestos da cultura impressa na elaboração de conceitos da Filosofia da Educação presentes na obra maior de Comenius, a Didactica Magna (1657). As diretivas conclusivas procuram comprovar os modos teóricos de influência de uma filosofia do livro transformada por impactos socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roge Cavalcante da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Biblioteconomia (UNIRIO)

Gustavo Silva Saldanha, Instituto Brasileiro de Cência e Tecnologia e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Biblioteconomia (UFMG); Mestre em Ciência da Informação (UFMG); Especialista em Filosofia Medieval (FSC); Doutor em Ciência da Informação (IBICT - UFRJ)

Downloads

Publicado

2017-04-20

Como Citar

SILVA, R. C. da; SALDANHA, G. S. Uma “impressão histórico-bibliográfica” sobre Comenius: da cultura à cultura impressa na obra comeniana. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 4-23, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p4-23. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/125094. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos