A dimensão estética da competência em informação e a leitura do livro de imagem

Autores

  • Ana Paula Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p130-146

Palavras-chave:

Competência em informação, Dimensão estética, Leitura de imagem, Livro de imagem

Resumo

O livro de imagem é uma narrativa que propicia ao leitor uma experiência diferente de leitura. Para dar sentido ao texto é preciso relacionar o repertório pessoal, as vivências e experiências aos aspectos visuais e estéticos, pois na medida em que o leitor atribui significados, exercita a imaginação e a criatividade. Este estudo analisa como a leitura do livro de imagem pode contribuir para a competência em informação. Parte-se do pressuposto de que o livro de imagem favorece a dimensão estética da competência em informação, tendo em vista que o leitor ressignifica a leitura ao produzir novos sentidos e significados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada na BRAPCI e no Google Acadêmico, que enfoca a dimensão estética da competência em informação, a leitura da imagem e as potencialidades do livro de imagem. Pode-se inferir que as experiências de leitura do livro de imagem podem aprimorar a competência em informação e tornar o ato de ler mais instigante, divertido e interessante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista CAPES.

  • Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Ana Paula; ALCARÁ, Adriana Rosecler. A dimensão estética da competência em informação e a leitura do livro de imagem. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 10, n. 1, p. 130–146, 2019. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i1p130-146. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/151961.. Acesso em: 16 abr. 2024.