A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v11i1p114-134

Palavras-chave:

Busca de informações, Gestão do conhecimento, ALI SEBRAE, Varejo de moda, Micro e Pequena Empresa (MPE)

Resumo

O artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focalizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos da sociologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semi-estruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda: o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valeria Ayres Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

    Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PucMinas, Brasil.

  • Helena Maria Tarchi Crivellari, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil.

    Professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

     

Referências

ALBINO, Maria Eugenia Coelho Andrade. A informação tecida na moda: o campo das micro e pequenas indústrias do vestuário em Minas Gerais. 2000. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/CNPq, ECO/UFRJ, Rio de Janeiro, 2000.

BLACKMAN, Cally. 100 anos de moda. São Paulo: Publifolha, 2012.

BOURDIEU, Pierre. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, dez. 2001.

CHILDE, Vere Gordon. A evolução cultural do homem. Tradução de Waltensir Dutra. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

CHOO, Chun Wein. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.

CIETTA, Enrico. A revolução do fast-fashion: estratégias e modelos organizados para competir nas indústrias híbridas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

CONTE, Adriana Job Ferreira. Moda, uma metáfora. Curitiba: Appris, 2015.

DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. São Paulo: Campus, 1998.

DERVIN, Brenda; FOREMAN-WERNET, Lois; LAUTERBACH, Eric. Sense-making methodology reader: selected writings of Brenda Dervin´s. [S. l.]: Hampton Press, 2003.

DERVIN, Brenda. Information needs and uses. Annual Review of Information Science and Technology, v. 21, 1996.

DRUCKER, Peter Ferdinandi. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

DULCI, Luciana Crivellari. Da moda às modas no vestuário: entre a teoria hierárquica e o pluralismo, pelo olhar da consumidora popular em Belo Horizonte. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

EVERTON JUNIOR, Antonio. MPE: avanços importantes para as micro e pequenas empresas 2017-2018. Rio de Janeiro: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 2017.

FEGHALI, Marta Kasznar. As engrenagens da moda. Rio de Janeiro: Senac, 2013.

FLANAGAN, John Clemans. A técnica do incidente crítico. Traduzido do Psychological Bulletin, v. 51, n. 4, July 1954. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Psicologia Aplicada, 1973.

KUHLTHAU, Carol Collier. Inside de search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, Washington, v. 42, n. 5, p. 361-371, 1991.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

NONAKA, Ikujito; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. 2. ed. Paris: OCDE, 1997

PORTER, Michael. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

SEBRAE. Causa mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos. São Paulo: SEBRAE, 2014. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Anexos/causa_mortis_2014.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.

SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília: SEBRAE, 2016.

SEBRAE (MG). Fatores chaves de sucesso no varejo de moda. Belo Horizonte: SEBRAE, 2017.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. São Paulo: Bookman, 2008.

TAYLOR, R. S. Information use environments. In: DERVIN, B.; VOIGT, M. H (org.). Progress in communication science. Norwood: Ablex, 1991.

WILSON, Thomas Daniel. Models in information behavior research. Journal of Documentation, v. 55, p. 249-270, 1999.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAGALHÃES, Valeria Ayres; CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi. A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 11, n. 1, p. 114–134, 2020. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v11i1p114-134. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712.. Acesso em: 25 abr. 2024.