Abordagens conceituais e relacionais entre extensão universitária e mediação da informação

Autores

  • Marcos Frutuoso Universidade Federal do Cariri
  • Jonathas Silva Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p261-283

Palavras-chave:

Extensão Universitária., Mediação da informação - Conceitos - Tipologias., Relações - Extensão Universitária - Mediação da informação.

Resumo

Apresenta a Extensão Universitária como uma dimensão profícua de estudos e práticas acadêmicas, sendo a mediação da informação um campo da Ciência da Informação e Biblioteconomia constituída de uma multiplicidade de intervenções que visam propiciar a interferência em comunidades e demandas contextuais da sociedade, sejam sociais, culturais, educacionais, tecnológicas etc. Define como problemática a seguinte questão: Quais as possíveis relações entre Extensão Universitária e mediação da informação? Objetiva abordar as potenciais relações entre Extensão Universitária e mediação da informação considerando os fundamentos teórico-práticos que norteiam ambos os objetos de estudo. Utiliza como aspectos metodológicos a finalidade exploratória, estabelecendo diálogo com o método bibliográfico, utilizando principalmente de artigos mapeados em canais de informação supraformais, tais como os periódicos eletrônicos e os anais de eventos em meio digital, o que caracteriza o estudo qualitativo. Discute os aspectos conceituais de Extensão Universitária e mediação da informação de maneira individualizada visando perceber os atributos norteadores que determinam as possíveis relações entre essas dimensões. Os resultados demonstram que há várias possibilidades de relação entre a Extensão Universitária e mediação da informação, tanto no sentido de como a extensão se apropria dos elementos da mediação e como a mediação pode ser aplicada para otimizar as práticas extensionistas. Conclui que as relações entre Extensão Universitária e mediação da informação tem como base os aspectos teóricos e práticos que atuam de forma pedagógica e institucional visando a construção de estratégias, intervenções e interferências trabalhadas no cotidiano acadêmico de uma forma contextual e direcionadas a sociedade no geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Frutuoso, Universidade Federal do Cariri

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Graduado em Biblioteconomia pela UFCA. Bibliotecário do Serviço Social da Indústria (SESI), unidade Juazeiro do Norte.

  • Jonathas Silva, Universidade Federal do Cariri

    Pós-Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Brasil.

    Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Carlos Cândido de. Mediação como processo semiótico: em busca de bases conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1308/Almeida.pdf?sequence=1. Acesso em: 6 ago. 2020.

ALMEIDA, Marco Antônio de. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2008. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/7779. Acesso em: 24 set. 2020.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-03, jan./dez. 2009. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/170. Acesso em: 6 out. 2020.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Mediação como conceito potencializador do diálogo entre a ciência da informação e os campos da arquivologia, biblioteconomia e museologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/metodo/enancib2012/arearestrita/pdfs/19256.pdf. Acesso em: 6 out. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 99/2017 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

BRASIL. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe sobre o ensino superior no Brasil. Rio de Janeiro, 11 abr. 1931. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d19851.htm. Acesso em: 10 maio 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução de Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em: 4 set. 2020.

CRIPPA, Giulia. Exposições e dispositivos do gênero no espaço público: silêncios da mediação cultural. In: COLÓQUIO MEDIAÇÕES E USOS DE SABERES E INFORMAÇÃO, 1., 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Rede MUSSI, 2008. p. 491-506.

DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Mediação, usos e usuários: reflexões e análise de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: UFMG, 2011. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1387/Media%c3%a7%c3%a3o%20-%20Duarte.pdf?sequence=1. Acesso em: 6 set. 2020.

FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, set. 2015/fev. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/101368. Acesso em: 6 set. 2020.

FIALHO, Jaina Ferreira; NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Telma de. A mediação da informação nos grupos de pesquisa e no GT3 dos ENANCIB: espaços de comunicação científica em Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 252-276, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/66952. Acesso em: 6 set. 2020.

FORPROEX. Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

FORPROEX. Plano nacional de extensão universitária. Ilhéus: Editus, 2001. (Coleção Extensão Universitária, v. 1).

FORPROEX. Política nacional de extensão universitária. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.

FREIRE, Isa Maria. Acesso à informação e identidade cultural: entre o global e o local. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 58-67, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v35n2/a07v35n2.pdf. Acesso em: 6 ago. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Henriette Ferreira. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009). Pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 85-99, jan./dez. 2010. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/187. Acesso em: 6 set. 2020.

HJØRLAND, Birger. Domain analysis in information science: eleven approaches - traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002.

HJØRLAND, Birger; ALBRECHTSEN, H. Toward a new horizon in Information Science: domain-analysis. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), v. 46, n. 6, p. 400-425, 1995.

MALHEIRO, Armando; RIBEIRO, Fernanda. Paradigmas, serviços e mediações em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2011.

MARTELETO, Regina Maria; ANDALÉCIO, Aleixina Maria Lopes. Jovens e violência: construção de informações nos processos de mediação e apropriação de conhecimentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2006, Marília. Anais [...]. Marília: UNESP, 2006. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1302/Regina-Marteleto.pdf?sequence=1. Acesso em: 8 set. 2020.

NOGUEIRA, Maria Das Dores Pimentel (org.). Políticas de extensão universitária brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

SANCHES, Gisele A. Ribeiro; RIO, Sinomar Ferreira. Mediação da informação no fazer bibliotecário no âmbito das ações culturais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 103-121, jul./dez., 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42323. Acesso em: 6 set. 2020.

SILVA, Armando Malheiro. Mediações e mediadores em ciência da informação. Prisma.com, [s. l.], n. 9, 2009. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2057. Acesso em: 6 set. 2020.

SILVA, Elieny do Nascimento. A responsabilidade social da Biblioteconomia nas ações de extensão universitária. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Como a biblioteca universitária pode contribuir para as práticas de pesquisa. INFOhome, [s. l.], dez. 2016. Disponível: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1022. Acesso em: 29 out. 2020.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Como atuar com educação de usuários. INFOhome, [s. l.], set. 2018. Disponível: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1152. Acesso em: 29 out. 2020.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Como atuar em bibliotecas comunitárias. INFOhome, [s. l.], jun. 2017a. Disponível: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1060. Acesso em: 29 out. 2020.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Fundamentos da informação I: perspectivas em Ciência da Informação. São Paulo: ABECIN Editora, 2017b.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Percepções conceituais sobre mediação da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 93-108, mar./ago. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89731/96288. Acesso em: 14 jul. 2020.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Abordagens conceituais e aplicativas da mediação nos serviços de informação. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 106-123, set. 2017/fev. 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/122628. Acesso em: 12 set. 2020.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho; SILVA, Andreia Santos Ribeiro. A mediação da informação como prática pedagógica no contexto escolar: algumas considerações. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 1-30, 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106561/105158. Acesso em: 14 set. 2020.

VARELA, Aida Varela. Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, [s. l.], v. 1, p. 21-45, jan./jun. 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/3621/1/1541-8095-1-PB.pdf. Acesso em: 7 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRUTUOSO, Antonio Marcos Ribeiro; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Abordagens conceituais e relacionais entre extensão universitária e mediação da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 12, n. 2, p. 261–283, 2021. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p261-283. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180768.. Acesso em: 26 abr. 2024.