Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p197-215

Palavras-chave:

Relações de gênero, Biblioteconomia, Escola de Chicago, Epistemologia Social, Biblioteca escolar

Resumo

Objetiva discutir a influência das relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia no contexto do movimento da Escola de Chicago. Aborda a história e conceito de “Epistemologia Social”, proposto por Margaret Egan e Jesse Shera, mas que se difundiu apenas como uma teoria de Shera. Destaca a atuação de Frances E. Henne, primeira mulher a compor o corpo docente da Universidade de Chicago que, mesmo sendo uma das maiores especialistas em Biblioteca Escolar, não foi reconhecida entre os nomes de destaque do movimento. Pesquisa descritiva e qualitativa a partir de fontes bibliográficas analisadas sob a perspectiva do método histórico. Os resultados discutem o cerceamento feminino no campo científico, evidencia que o protagonismo de Egan e Henne ainda não foi devidamente reconhecido e que as relações de gênero influenciaram na constituição epistemológica da área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Keitty Rodrigues Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),com graduação em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental - KOD(UFSC).

  • Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e no curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação e Memória; Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação; História dos Arquivos e das Bibliotecas; Patrimônio cultural, natural e documental; Conservação Preventiva. Ciência da Informação e Interdisciplinaridade; Gestão da Informação e do Conhecimento. Na área de História é especialista em História e Meio Ambiente, Rio Iguaçu (Séculos XIX e XX), Patrimônio Ambiental, Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu, Hidrelétricas e História Oral.

Referências

AMERICAN ASSOCIATON OF SCHOOL LIBRARIANS. Frances Henne Award. Chicago, 2020. Disponível em: https://goo.gl/AxmhNh. Acesso em: 21 abr. 2021.

AMERICAN LIBRARIES. 100 of the most important leader we had in 20th Century. Dez. 1999. Disponível em: http://connection.ebscohost.com/c/articles/2582182/100-most-important-leaders-we-had-20th-century. Acesso em: 24 abr. 2021.

AMORIM, Margarete Jacques. As contribuições de Gabriel Naudé para a sociedade no século XVII e os reflexos dessas contribuições para a biblioteconomia no século XXI. 2010. 94 f. TCC (Graduação) – Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/120796/283736.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 abr. 2021.

ARAUJO, André Vieira de Freitas. Sobre a eminência e o eco da Bibliografia: nos astros do método Gesneriano e dos fundamentos do campo. 2018. 169 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-13092018-144446/publico/ANDREVIERADEFREITASARAUJOVC.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

BLAY, Eva Alterman. Mulheres cientistas: aspectos da vida e obra de Khäte Schwarz. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 473, jan. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2010000200010. Acesso em: 07 mar. 2021.

BUTLER, Pierce. Introdução a Ciência da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Lidador, 1971. 86 p.

EGAN, Margaret E.; SHERA, Jesse H. Foundations of a theory of bibliography. Library Quarterly, v. 22, n. 2, 1952. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/617874?mobileUi=0. Acesso em: 24 abr. 2021.

EUFRÁSIO, Mário Antônio. A formação da Escola Sociológica de Chicago. Plural, São Paulo, v. 2, p. 37-60, dez. 1995. Disponível em: https://goo.gl/MMuoNG. Acesso em: 24 set. 2020.

FAYET-SCRIBE, S. Você conhece Suzanne Briet?. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 805-815, 2018. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/89616. Acesso em: 07 mar 2021.

FERREIRA JR., Helio da Silva. Otlet realizador ou visionário? O que existe em um nome?. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 9-16, ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 mar. 2021.

FURNER, Jonathan. "A brilliant mind": Margaret Egan and social epistemology. Library Trends, Los Angeles, v. 52, n. 4, p. 792-809, 2004. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/1698/Furner792809.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 14 abr. 2021.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro et al. As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas., v. 24, n. 1, p. 11-30, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ref/v24n1/1805-9584-ref-24-01-00011.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

HENNE, Frances; SPAIN, Frances Lander. The school and the public library. In: ANNALS AMERICAN ACADEMY OF POLITICAL AND SOCIAL SCIENCE, 302., 1955. Anais […] Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/000271625530200109. Acesso em: 15 abr. 2021.

KESTER, Diane D.; JONES JR, Plummer Aliston. Frances Henne and the development of School Library Standards. Library Trends, v. 52, n. 4, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/22218037/Frances_Henne_and_the_development_of_school_library_standards. Acesso em: 15 abr. 2021.

KOVALESKI, Nadia V. J.; TORTATO, Cíntia de Souza Batista; CARVALHO, Marilia Gomes de. As relações de gênero na História das Ciências: a participação feminina no progresso científico e tecnológico. Emancipação, Ponta Grossa, v. 13, n. especial, 2013. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/5047. Acesso em: 24 set. 2020.

LIRA, Bruno Carneiro. O passo a passo do trabalho científico. Petrópolis: Vozes, 2014.

LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; EGGERT-STEINDEL, Gisela (Org.). As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016. Disponível em: http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/As_contribuicoes_de_Ranganathan.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2020.

MARTINS, Carlos Benedito Campos. O legado do Departamento de Sociologia de Chicago

(1920-1930) na constituição do interacionismo simbólico. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 28, n. 2, p. 217-239, ago. 2013. Disponível em: https://goo.gl/dACp1V. Acesso em: 24 set. 2020.

MIRANDA, Tereza Lopes; SCHIMANSKI, Edina. Relações de gênero: algumas considerações conceituais. In: FERREIRA, A. J. (org.) Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2014. p. 66-91. Disponível em: http://books.scielo.org/id/btydh/pdf/ferreira-9788577982103-05.pdf. Acesso em: 24 set. 2020.

MORÁN, Ariel. Margaret Elizabeth Egan e genealogia da filosofia da biblioteconomia. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 10, n. 1, 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/75738/pdf_32. Acesso em: 16 abr. 2021.

MOURA, Maria Aparecida. Narrativas culturais, protagonismo e mundo comum. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira; et al (Org.) Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 96-108.

NUCCI, Marina Fisher. Crítica feminista à ciência: das “feministas biólogas” ao caso das “neurofeministas”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 26, n. 1, abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/41089/36296. Acesso em: 23 set. 2020.

OLINTO, Gilda. A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, v. 5, n. 1, p. 68-77. 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1667/1873. Acesso em: 07 mar. 2021.

PASSOS, Mariana Faustino dos. Estudos de gênero na ciência da informação: análises dos anais do ENANCIB. 2019. 98 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.

PRADO, Jorge Moisés Kroll do. (Coord.) O tempo da Ciência da Informação. Florianópolis, mar. 2020. Disponível em: https://otempodaci.com/. Acesso em: 10 abr. 2020.

RIAL, Carmen Silvia; GROSSI, Miriam Pillar; STEFANELLO LIMA, Betina. Gênero e ciência: entrevista com Shirley Malcolm. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 695-708, dec. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2006000300007&lng=en&nrm=isso. Acesso em: 07 mar. 2021.

ROSSI, Alice S. Women in Science: Why so few?: social and psychological influences restrict women’s choice and pursuit of careers in science. Science, v. 148, n. 3674, 1965. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1716182. Acesso em: 24 set. 2020.

SALES, Rodrigo de. A presença de Kaiser no quadro teórico do tratamento temático da informação (TTI). 2012. 190 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103381/sales_r_dr_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 abr. 2021.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 10 abr. 2021.

SHERA, Jesse Hauk. Epistemologia social, semântica geral e biblioteconomia. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, jun. 1977. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/92/92. Acesso em: 22 abr. 2021.

SULLIVAN, Peggy. Henne, Frances Elizabeth (1906 – 1985). In: MILLER, Marylyn L. (Ed.). Pioneers and leaders in library services to youth: a biographical dictionary. Libraries Unlimited. 2003. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Pioneers_and_Leaders_in_Library_Services.html?id=JMH7RkYRh0gC&redir_esc=y. Acesso em: 13 abr. 2021.

VIEIRA, Keitty Rodrigues; KARPINSKI, Cezar. Escola de Chicago e Ciência da

Informação: influências, aproximações e contribuições. Curitiba: Appris, 2020.

VIEIRA, Keitty Rodrigues; KARPINSKI, Cezar. A Escola Sociológica de Chicago e a Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19, 2018. Marília, Anais[...]. Marília: UNESP, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/paper/view/846/1400. Acesso em: 24 set. 2020.

WRIGHT, Herbert Curtis. Jesse Shera: librarianship and information science. Sacramento: Library Juice, 2013.

XAVIER, Ana Laura Silva. A presença do feminino na Biblioteconomia brasileira: aspectos históricos. 2020. 142 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/193372/xavier_als_me_mar.pdf?sequence=9&isAllowed=y. Acesso em: 08 fev. 2020.

ZANDONADE, Tarcisio. Social epistemology from Jesse Shera to Steve Fuller. Library Trends, v. 52, n. 4, p. 810-832, 2004. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/1705/Zandonade810832.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 16 abr. 2021

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VIEIRA, Keitty Rodrigues; KARPINSKI, Cezar. Relações de gênero na constituição epistemológica da Biblioteconomia: Margaret Egan e Frances Henne na Escola de Chicago. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 1, p. 197–215, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p197-215. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184987.. Acesso em: 8 maio. 2024.