Formação profissional em Biblioteconomia e Sistemas de Informação: as interfaces dos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação Profissional, Projeto Pedagógico do Curso, Biblioteconomia, Sistemas de Informação

Resumo

A pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo do ensino de graduação. O tema foi desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscando fazer a aproximação de duas formações distintas, se questionou se existem evidências de interfaces referentes à formação em Biblioteconomia e Sistemas de Informação, uma vez que ambos apresentam ênfase em conteúdos relacionados à informação e à tecnologia. Como objetivo, o presente trabalho buscou analisar aspectos interdisciplinares presentes nos projetos pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia e Sistemas de Informação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e análise documental. Como resultados apresenta-se um panorama da formação profissional a partir dos objetivos gerais, específicos e do perfil do egresso constantes nos referidos projetos pedagógicos dos cursos. Os resultados apontam que a interface interdisciplinar dos cursos se dá nos aspectos da gestão da informação, do tratamento da informação e em projetos de sistemas de informação. Conclui-se que os dois cursos podem buscar apoio/cooperação um do outro, tanto na automatização de sistemas, dado pelo profissional de Sistemas de Informação, quanto na organização/gestão das demandas por Tecnologias de Informação e Comunicação, expertise que faz parte do perfil profissional do bibliotecário.

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Biografia do Autor

  • Sabrina Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Ciência da Informação - PGCIN pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

  • Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, SC, Brasil.

    Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, SC, Brasil.

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Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARTINS, Sabrina; KARPINSKI, Cezar. Formação profissional em Biblioteconomia e Sistemas de Informação: as interfaces dos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 1, p. 301–325, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p301-325. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190731.. Acesso em: 10 maio. 2024.