Letramento informacional e estilos de aprendizagem: novo olhar sobre o processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i1p48-66

Palavras-chave:

Letramento informacional, Estilo de arendizagem, Processo ensino-aprendizagem

Resumo

O Letramento Informacional (LI) compõe-se um processo que integra ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar a informação e, assim, gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas. Os Estilos de Aprendizagem (EA) é a forma preferencial de como o indivíduo se relaciona com as condições de aprendizagem. O argumento principal proposto, aqui, é que, na aplicação de atividades de LI, a identificação dos EA pode contribuir para o aprimoramento das práticas realizadas no contexto educacional. É ainda defendida a ideia de que o estudante letrado informacionalmente apresenta melhores condições de autonomia e de criticidade. O presente artigo é recorte de pesquisa de doutorado em desenvolvimento e constitui-se em uma revisão de literatura do tipo narrativa. Objetiva apresentar o conceito, a importância e a evolução temporal do Letramento Informacional, bem como apontar o conceito de Estilos de Aprendizagem e a contribuição do LI e dos EA para o desenvolvimento de novas práticas no processo ensino-aprendizagem. Entende-se, pois, que o Letramento Informacional promove o protagonismo do sujeito em face à busca e ao uso da informação, enquanto que os Estilos de Aprendizagem, quando identificados, podem ser utilizados como estratégias de melhoria na aplicação de atividades de LI.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Luíza Marques, Universidade de Brasíia

    Possui graduação em Letras Português/Inglês pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (1992); especialização em Redação pela UNIFOR (1995); e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2014), com ênfase em Educação Inclusiva e uso das tecnologias. Doutoranda em Ciência da Informação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PPGCINF (UnB). Atualmente é professora de Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Brasília (IFB), atuando no campus Gama. É docente nos cursos integrados ao Ensino Médio (Alimentos e Química) e no curso de Licenciatura em Química. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Na pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: letramento informacional; comportamento informacional; estilos de aprendizagem; inclusão; tecnologias; educação profissional e educação a distância. 

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília

    Pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Lisboa; Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008); especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Professora associada da Universidade de Brasília. Experiência em Ciência da Informação e educação, atuando nos temas: letramento informacional, comunicação cientifica, comportamento informacional (estudos de usuários), aprendizagem, leitura, formação de professores, bibliotecas escolares.

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Publicado

2023-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARQUES, Cláudia Luíza; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional e estilos de aprendizagem: novo olhar sobre o processo ensino-aprendizagem. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 14, n. 1, p. 48–66, 2023. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v14i1p48-66. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/191593.. Acesso em: 7 maio. 2024.