Condições teóricas para a integração epistemológica da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p19-41Palavras-chave:
Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, MuseologiaResumo
Neste artigo são apresentadas as condições teóricas que possibilitam a integração epistemológica da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Museologia no escopo da Ciência da Informação. Para isso, são apresentadas primeiramente as conformações históricas que propiciaram essas três áreas e o estabelecimento de um primeiro modelo de cientificidade. A seguir, são apresentadas diversas teorias formuladas ao longo do século XX, agrupadas em cinco eixos, que apontam para superações do modelo inicial. Por fim, esse quadro é confrontado com os desenvolvimentos teóricos da Ciência da Informação. Argumenta-se que o conceito de informação tal como estudado recentemente pode favorecer o avanço das perspectivas teóricas nas três áreas e aponta para a possibilidade de sua integração epistemológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.