Condições teóricas para a integração epistemológica da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia na Ciência da Informação

Autores

  • Carlos Alberto Avila Araújo Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p19-41

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia

Resumo

Neste artigo são apresentadas as condições teóricas que possibilitam a integração epistemológica da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Museologia no escopo da Ciência da Informação. Para isso, são apresentadas primeiramente as conformações históricas que propiciaram essas três áreas e o estabelecimento de um primeiro modelo de cientificidade. A seguir, são apresentadas diversas teorias formuladas ao longo do século XX, agrupadas em cinco eixos, que apontam para superações do modelo inicial. Por fim, esse quadro é confrontado com os desenvolvimentos teóricos da Ciência da Informação. Argumenta-se que o conceito de informação tal como estudado recentemente pode favorecer o avanço das perspectivas teóricas nas três áreas e aponta para a possibilidade de sua integração epistemológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Avila Araújo, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor adjunto da ECI/UFMG. Doutor em Ciência da Informação. Pós-doutorando pela Universidade do Porto com bolsa da CAPES.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARAÚJO, Carlos Alberto Avila. Condições teóricas para a integração epistemológica da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia na Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 2, n. 2, p. 19–41, 2011. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v2i2p19-41. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42349.. Acesso em: 19 abr. 2024.