Vila Tibério: um patrimônio da cidade em transformação. Documentação fotográfica e a Organização da Informação a partir do acervo do Jornal da Vila de Ribeirão Preto – a memória mensal de uma cidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p189-207Palavras-chave:
Fotografia, Vila Tibério, Jornal da Vila, Ciência da Informação, Base de dadosResumo
Este artigo visa estudar as raízes de um bairro da cidade de Ribeirão Preto, a Vila Tibério, através do estudo do acervo fotográfico do Jornal da Vilasob a responsabilidade do jornalista Fernando Braga. A proposta apresentada baseia-se no desenvolvimento de uma base de dados informatizada a partir deste acervo, que garanta, do ponto de vista documentário, o devido tratamento ao mesmo. Bem como proporciona uma aproximação do curso de Bacharelado em Ciências da Informação e da Documentação com a história e comunidade locais, a fim de garantir a continuidade do tratamento ao acervo documental fotográfico da Vila Tibério. Além disso, acompanha a construção do Centro de Documentação e Memória da Vila Tibério. A metodologia contemplou a utilização de bibliografia produzida por áreas do conhecimento tangentes aos campos da Ciência da Informação tais como: História, História Oral, Estudos Culturais e Ciências Sociais no sentido de aplicar, no momento da análise dos documentos fotográficos, todo o conhecimento acumulado que pudesse contribuir para elucidar-lhes o significado, as lacunas deixadas pelo tempo possíveis de serem interpretados a partir dos documentos. O software proposto para a construção da base de dados do acervo fotográfico da Vila Tibério foi o software livre PostgreSQL, que, além de gratuito é bastante eficiente no que se refere a gestão de acervos fotográficos e capaz de disponibilizá–los via rede mundial de computadores (Internet).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.