Mediação da informação e estudos de usuários: interrelações

Autores

  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i1p70-86

Palavras-chave:

Mediação. Estudos de Usuários. Comportamento Informacional.

Resumo

A partir da experiência na condução da disciplina Usuários da Informação e de ações de extensão e de pesquisa desenvolvidas junto a usuários de uma biblioteca itinerante, objetiva-se a reflexão sobre o relacionamento entre os estudos sistemáticos de usuários da informação e o papel de mediação informacional. A fundamentação teórica baseia-se em definições de estudos de usuários correntes na literatura da Ciência da Informação bem como em autores que discutem o conceito de mediação. Descrevem-se, sucintamente, pesquisas (estudos de usuário) realizadas em situações que privilegiam a função de mediação. Três estudos de usuários são mencionados: dois estudos qualitativos, em que entrevistas foram utilizadas como método de coleta de dados, para propiciar o desenvolvimento de ações de mediação; e um estudo quantitativo, que visou avaliar os resultados obtidos por uma ação de mediação já implementada. Conclui-se que a mediação pode ser facilitada pela prática de se realizar sistematicamente estudos de usuários bem como pela adoção de alguns métodos e técnicas dos estudos de usuários no cotidiano do trabalho do mediador. E ainda que, embora o trabalho do mediador esteja mudando devido à mudança de suporte da informação (informação em suporte eletrônico), sua função de mediação permanece cada vez mais necessária e deve ser cada vez mais privilegiada na formação do profissional.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mediação da informação e estudos de usuários: interrelações. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 70–86, 2012. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v3i1p70-86. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42370.. Acesso em: 28 mar. 2024.