A relação entre Competência Informacional e Aprendizagem Organizacional: um olhar a partir do framework dos 4 I(s)

Autores

  • Roberta Moraes Bem Universidade Federal de Santa Catarina
  • Chistianne Coelho de Souza Reinisch Coelho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i2p112-127

Palavras-chave:

Competência Informacional, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional

Resumo

Introdução: a Competência Informacional, como habilidade de lidar com a informação, no sentido de localizar, adquirir, selecionar e tomar decisões assertivas se apresenta como um elemento importante no contexto da Gestão do Conhecimento e das organizações que aprendem continuamente. A Gestão do Conhecimento está associada ao conhecimento como fator de produção estratégico, onde o sucesso e a competitividade de uma organização estão associados a sua habilidade de adquirir, representar, gerenciar, utilizar e disseminar conhecimento. Todavia, a relação da Competência Informacional com a Gestão do Conhecimento não é muito explorada, especialmente sob o foco da Aprendizagem Organizacional, que este trabalho propõe.

Objetivo: verificar a conexão existente entre as referidas disciplinas (Aprendizagem Organizacional e Competência Informacional), sob a ótica da abordagem do framework dos 4 I(s) – que compreende as fases de intuição, interpretação, integração e institucionalização – consideradas no processo de aprendizagem.

Metodologia: estudo exploratório que partiu de revisão bibliográfica, seguindo com a análise dos documentos.

Resultados: Aspectos da abordagem da Competência Informacional, como o “aprendizado ao longo da vida” (lifelong leanrning) e os “processos cognitivos” são mais representativos quando se relaciona Competência Informacional com Aprendizagem organizacional. Todavia, apesar dessas matérias parecerem intimamente ligadas, sua exploração nesse sentido não é evidente, identificando-se um gap na literatura, abrindo campo para pesquisas futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Moraes Bem, Universidade Federal de Santa Catarina
    Bibliotecária-Gestora de informação (UDESC). Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Atualmente é bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da UFSC
  • Chistianne Coelho de Souza Reinisch Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

    Professora colaboradora do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC

Downloads

Publicado

2014-09-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BEM, Roberta Moraes; COELHO, Chistianne Coelho de Souza Reinisch. A relação entre Competência Informacional e Aprendizagem Organizacional: um olhar a partir do framework dos 4 I(s). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 5, n. 2, p. 112–127, 2014. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i2p112-127. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64337.. Acesso em: 26 abr. 2024.