Investigating Interactions in a Virtual Learning Environment through Social Network Analysis

Authors

  • Helena Célia de Souza Sacerdote Universidade de Brasília
  • Jorge Henrique Cabral Fernandes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i1p129-146

Keywords:

Social Interactions, Virtual Learning Environment, Social Network Analysis

Abstract

This paper analyzes the interactions between individuals in the Virtual Learning Environment, used as supporting college classroom, the Sistema Aprender of the University of Brasilia - Brazil. It also examines the use of resources available in the environment. The analysis utilized data from users' activities on the exchange of messages in discussion forums through the exploratory method of Social Network Analysis and used the files of individual activity logs generated by the environment. The results show that interactions in the discussion forums occurred only among students, which is attributed to the mode of teaching. Students remained in this more central position along the course. There was similarity in the interactions of prominent individuals. The use of environmental resources by students was more prominent than the others in the class, but the student who used the most resources has not been the most prominent. The use of analysis of interactions and resource use in AVA as strategic information for evaluating classes and individuals can promote the design of appropriate environments to meet the user's needs in the process of teaching and learning environments supported by information technology and communication.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Helena Célia de Souza Sacerdote, Universidade de Brasília
    Doutoranda e Mestra (2013) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB/DF). Especialista em Design Instrucional pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá-MG, 2012). Especialista em Educação a Distância (SENAC/DF, 2009). Especialista em Gestão da Comunicação e Marketing Institucional (UCB/RJ, 2008). Graduada em Processamento de Dados (UniSAL/SP). Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia - ES. Cursos de extensão: Construção de redes de aprendizagens colaborativas - CREAP (UnB/DF), "Formação de Professores para atuarem em ambiente virtual" (UCB/DF), "MOODLE para professores" (UniCEUB), "Capacitação em Autoria de Materiais Didáticos em EaD" (UniCEUB). Atuou como professora tutora da disciplina Informática Básica no curso de Licenciatura em Geografia na UAB/UnB, como tutora da disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola no curso de Licenciatura em Música na UAB/UnB, tutora do curso de extensão em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas (SENAD/MEC/CEAD-UnB/PRODEQUI) e tutora da disciplina Metodologia da Pesquisa no curso de Bacharelado em Administração na UAB/UnB-DF e tutora da disciplina Trabalho de Curso no curso de Bacharelado em Administração na UAB/UnB-Região Norte - Ji-Paraná-RO. Professora de Mídias Sociais No UniCEUB-DF.
  • Jorge Henrique Cabral Fernandes, Universidade de Brasília
    Jorge Fernandes é Doutor (2000) e Mestre (1992) em Ciência da Computação pela UFPE. Especialista em Engenharia de Sistemas (1988) e graduado em Ciências Biológicas (1986) pela UFRN. É docente do Departamento de Ciência da Computação (CIC) do Instituto de Ciências Exatas, da Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Faculdade de Ciência da Informação e da Pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) do Instituto de Ciências Exatas, na UnB. É coordenador do Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações 2012/2014 (CEGSIC), realizado em parceria com o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR). É membro do Núcleo de Futuros da UnB. Atua em estratégia, planejamento, gestão e educação em segurança da informação, segurança e defesa cibernéticas. Emprega métodos e técnicas da engenharia de software, da programação e da comunicação entre computadores, da engenharia de sistemas, da análise de redes sociais, da educação e dos estudos sobre o futuro. Foi presidente do Conselho de Informática da Universidade de Brasília. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Estado Maior do Exército. Trabalhou como Analista de Sistemas e Docente na UFRN, foi Consultor da FAO, Qualiti Software Processes, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Foi professor de graduação e pós-graduação em variadas disciplinas da Ciência da Computação e da Ciência da Informação. Foi coordenador de 4 (quatro) edições de cursos de especialização em Gestão da Segurança da Informação, coordenando a formação de mais de 200 especialistas na área. Possui 24 trabalhos publicados em anais de eventos. Produziu e (ou) organizou livros, nos temas do ciberespaço, da segurança da informação e da segurança cibernética. Desenhou e implementou mais de 15 software, em plataformas web, de televisão digital e para celulares, especialmente na plataforma Java. Orientou 5 dissertações de mestrado, 53 monografias de conclusão de especialização e 25 monografias de graduação. Orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. É coordenador do Grupo de Pesquisa GESIC - Segurança da Informação e Defesa Cibernética, registrado no CNPq. É sócio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e da World Future Society (WFS).

Published

2013-06-17

Issue

Section

Articles

How to Cite

SACERDOTE, Helena Célia de Souza; FERNANDES, Jorge Henrique Cabral. Investigating Interactions in a Virtual Learning Environment through Social Network Analysis. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 4, n. 1, p. 129–146, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i1p129-146. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/59105.. Acesso em: 1 jun. 2024.