Amores 1.5, 2.1, 2.18 e 3.1: algumas refrações da “metapoesia” ovidiana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i10p119-138Palavras-chave:
elegia, Ovídio, Amores, programática, alusão, recusatioResumo
Este artigo pretende demonstrar como Ovídio, através da persona poética do amator, traz à cena elegíaca algumas questões poéticas, sobretudo, no que diz respeito aos gêneros que figuram nos Amores, muitas vezes, através de alusões sutis, capazes de evocar traços da tradição poética greco-latina. Tentaremos mostrar que alguns elementos da “metapoesia” ovidiana, típica dos poemas programáticos, situados no início e no final dos três livros da coleção, são evocados ao longo de toda a obra. A elegia 3.1, neste sentido, fornece uma ampla série de personagens e motivos: a Elegia personificada, por exemplo, pode ser identificada com a puella de 1.5 por causa dos traços “físicos” que compartilham. O discurso da Tragédia, na mesma elegia, é evocado, em partes, na recusatio que constitui o tema central da elegia 2.18. Também mostraremos que a escolha do estilo de vida e de poesia do amator ovidiano é peculiar, pois sua recusatio difere dos padrões elegíacos convencionais, como revela a elegia 2.1.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2006-12-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Amores 1.5, 2.1, 2.18 e 3.1: algumas refrações da “metapoesia” ovidiana. (2006). Letras Clássicas, 10, 119-138. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i10p119-138