Chamadas

Submissões abertas:  Dossiê "Ações Afirmativas"

Os últimos vinte anos têm sido marcados pelo debate público e pela produção de estudos  sobre ações afirmativas e o acesso de grupos a espaços como as universidades (graduação, pós-graduação e concursos para docentes), mas também em instituições federais de ensino médio (IFs),  em órgãos públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e no mundo corporativo. A despeito de ser usualmente associada à reserva de vagas ou cotas, a ação afirmativa é conceituada de forma ampla pela literatura, podendo referir-se a uma série de políticas e iniciativas que promovem benefícios do bem-estar social e de direitos aos mais variados grupos sociais que são ou foram objeto de discriminação em razão de raça/cor, gênero, sexo, casta, local de moradia, região de origem, religião, deficiência, condição socioeconômica e outras condições de vida.

Esta proposta de dossiê pretende reunir artigos originais que tragam contribuições de diversas áreas do conhecimento (ciência política, sociologia, filosofia, educação, gestão de políticas públicas, entre outras) para pensar os desafios enfrentados pelas políticas de ação afirmativa em prol de diferentes grupos (mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans, refugiados, pessoas com baixa condição socioeconômica) no Brasil e no mundo. Por um lado, serão aceitos artigos que analisem as ações afirmativas em diferentes setores, tais como a educação básica, o ensino superior (graduação e pós-graduação), os concursos públicos, o mercado de trabalho privado, a política, entre outros. Por outro  lado, serão aceitos artigos originais que relacionem os desafios atuais das ações afirmativas a debates fundamentais como formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, democracia, diversidade, justiça social, feminismo, relações raciais e estratificação social.

Os artigos serão aceitos até  30/09/2022  pelo sistema on-line da Revista Leviathan. Além da chamada pública, o dossiê contará com artigos de professor/as convidado/as, entrevistas com pesquisadore/as  da área de Ações Afirmativas e traduções realizadas pela equipe editorial.

Para acesso às normas de submissão da Revista: Diretrizes para autoras

Para acesso ao guia de fluxo de avaliação da Revista: Fluxo Editorial Leviathan

Organizadoras

Anna Carolina Venturini (CEBRAP)

Flavia Rios (UFF e CEBRAP)