Empreendedorismo e gamificação no desenvolvimento profissional

Autores

  • Rosalice Botelho Pinto Universidade Nova de Lisboa, Lisboa Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p167-179

Palavras-chave:

Empreendedorismo, figuras competencias, desenvolvimento profissional, jogos sérios, gamificação.

Resumo

Este artigo, centrado essencialmente na perspectiva teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008), procura mostrar, a partir de algumas figuras competenciais (PINTO, 2015) identificadas empiricamente, a importância do uso dos serious games (jogos sérios) e da gamificação para o desenvolvimento dessas figuras. É a partir da configuração linguística das formas de interpretar do que venha a ser o empreendedorismo em função de referentes diversos que definiremos, primeiramente, as figuras competenciais empreendedoras. Defende-se, assim, a ideia de que existem grupos de configurações linguísticas específicas que podem vir a retratar diferentes formas de pensar e interpretar o agir empreendedor, variáveis de acordo com a diversidade referencial. Para análise foram realizadas transcrições de debates de ideias sobre a temática ação empreendedora junto a graduandos de 1º ano, integrados em universidades públicas e privadas portuguesas, em faculdades distintas. Resultados preliminares apontam, a partir do levantamento de algumas categorias linguísticas, que as figuras competenciais apresentam diferentes ´tonalidades´ em função da atividade social em que o agir empreendedor se veicula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosalice Botelho Pinto, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa
    Rosalice Pinto é investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Pós-doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Genebra e Universidade Nova de Lisboa. Doutora em Linguística - especialidade em Teoria do Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas  - Universidade Nova de Lisboa. Vem publicando artigos, capítulos de livro em Portugal e no exterior. Interessa-se sobretudo pelo estudo do português para fins específicos, nas práticas jurídica, jornalística, publicitária e política.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

PINTO, Rosalice Botelho. Empreendedorismo e gamificação no desenvolvimento profissional. Linha D’Água, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167–179, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p167-179. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111543.. Acesso em: 19 abr. 2024.