Leitura e mídias digitais: interações entre jogadores e leitores

Autores

  • Ana Lucia Trevisan Universidade de São Paulo
  • Heloisa Antoniolli Marino Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.167213

Palavras-chave:

Leitura, Leitor, Jogos eletrônicos, Games, Jogadores

Resumo

O constante crescimento das diferentes mídias, especialmente os jogos eletrônicos, estabelece um movimento de evolução da maneira de como contar uma narrativa, permitindo que as formalidades sejam rompidas, surgindo novos tipos de leituras, e como resultado, outros perfis de leitores. Em vista disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre as relações entre leitores e jogadores frente às narrativas textuais e dos jogos eletrônicos, utilizando-se como base as teorias sobre a formação de leitores para estabelecer as diferenças e semelhanças dos papéis que cada um exerce dentro de cada meio, procurando identificar os artifícios que estruturam a interação entre os receptores e as narrativas ficcionais.

Biografia do Autor

  • Ana Lucia Trevisan, Universidade de São Paulo

    Doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo.

  • Heloisa Antoniolli Marino, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo. Companhia das Letras, 1994.

ECO, Umberto. Lector in Fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo. Perspectiva, 2011.

DURRANT, Will. A renascença: a história da civilização italiana de 1304-1576. Trad. Mamede de Souza Freitas. Rio de Janeiro. 2º edição, Editora Record, 1953.

ISER, Wolfgang. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro. 2º edição. Paz e Terra, 1979.

JOHNSON, Steven. Tudo que é ruim é bom para você: como os games e a TV nos tornam mais inteligentes. Trad. Sérgio Góes. Rio de Janeiro. Zahar, 2012.

RAJEWSKY, Irina. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermedialidade. In: DINIZ, Tais Flores

Nogueira (org.). Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

https://www.deccanherald.com/business/business-news/how-the-billion-dollar--video-game-industry-has-evolved-over-the-years-911963.html Acesso em: 25 jan. 2021.

https://www.ign.com/articles/the-games-industry-on-the-biggest-changes-in-the- -last-decade Acesso em: 25 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

TREVISAN, Ana Lucia; MARINO, Heloisa Antoniolli. Leitura e mídias digitais: interações entre jogadores e leitores. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 172–188, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.167213. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/167213.. Acesso em: 10 maio. 2024.