Leitura e mídias digitais: interações entre jogadores e leitores

Autores/as

  • Ana Lucia Trevisan Universidade de São Paulo
  • Heloisa Antoniolli Marino Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.167213

Palabras clave:

Leitura, Leitor, Jogos eletrônicos, Games, Jogadores

Resumen

O constante crescimento das diferentes mídias, especialmente os jogos eletrônicos, estabelece um movimento de evolução da maneira de como contar uma narrativa, permitindo que as formalidades sejam rompidas, surgindo novos tipos de leituras, e como resultado, outros perfis de leitores. Em vista disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre as relações entre leitores e jogadores frente às narrativas textuais e dos jogos eletrônicos, utilizando-se como base as teorias sobre a formação de leitores para estabelecer as diferenças e semelhanças dos papéis que cada um exerce dentro de cada meio, procurando identificar os artifícios que estruturam a interação entre os receptores e as narrativas ficcionais.

Biografía del autor/a

  • Ana Lucia Trevisan, Universidade de São Paulo

    Doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo.

  • Heloisa Antoniolli Marino, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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https://www.deccanherald.com/business/business-news/how-the-billion-dollar--video-game-industry-has-evolved-over-the-years-911963.html Acesso em: 25 jan. 2021.

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Publicado

2021-12-07

Cómo citar

TREVISAN, Ana Lucia; MARINO, Heloisa Antoniolli. Leitura e mídias digitais: interações entre jogadores e leitores. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 172–188, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.167213. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/167213.. Acesso em: 20 may. 2024.