Construindo pontes
a importância do diálogo na sala de aula para o estímulo à leitura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.171452Palavras-chave:
literatura, ensino, diálogo, cânone literário, literatura infantil e juvenilResumo
O ensino de literatura ainda tem priorizado a leitura do cânone a partir da fortuna crítica estabelecida sobre as obras sem levar em consideração dificuldades enfrentadas pelo aluno atual ao trabalhar com esse tipo de texto. A partir das ideias de Paulo Freire, Antonio Candido e Leyla Perrone-Moisés o presente artigo discute a respeito da educação e do ensino de literatura e aponta algumas formas de estímulo à leitura para alunos do Ensino Médio. Considerando-se o posicionamento dos referidos autores nos quais esse estudo se baseia, percebe-se que o papel do professor está em, para além de transmitir seu conhecimento, oferecer os meios para que o estudante possa adquirir suas próprias ferramentas de análise e interpretação e ter independência para compreender qualquer texto literário.
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