Dos quadrinhos o palco: a conversão de formas no processo criativo do espetáculo HQ

Autores

  • Wagner Rosa Universidade Estadual de Maringá. Universidade Estadual de Londrina
  • Edina R.P. Panichi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i27p41-60

Palavras-chave:

Ballezinho de Londrina, Crítica Genética, Conversão de formas, Linguagem da dança, Linguagem das Histórias em Quadrinhos.

Resumo

O presente trabalho traz como proposta o estudo de aspectos do processo criativo do espetáculo HQ, produzido pelo grupo de dança Ballezinho de Londrina, no qual se encena e personifica a transposição da linguagem estática das histórias em quadrinhos para a linguagem cênica da dança, prestando uma homenagem à história daquela arte, a seus principais autores e personagens. Como fundamentação teórico-metodológica foram utilizados os princípios da Crítica Genética, a fim de acessar, descrever e avaliar o processo criativo do espetáculo a partir dos registros e materiais preservados. A metodologia empregada replica os procedimentos enunciados na obra Pedro Nava e a construção do texto, de Panichi e Contani. Como resultado, pode-se afirmar que o grupo Ballezinho de Londrina, ao transpor as imagens estáticas impressas nas páginas das revistas para uma linguagem cênica pautada por movimentos e imagens, realizou uma conversão de formas ao apropriar-se de recursos característicos da primeira linguagem para subsidiar a criação da segunda, e conduzir o público a uma experiência estética que o fizesse se sentir imerso nas páginas das HQs.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

Rosa, W., & Panichi, E. R. (2014). Dos quadrinhos o palco: a conversão de formas no processo criativo do espetáculo HQ. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 27, 41-60. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i27p41-60