Inteligência artificial aplicada à criação artística: a emergência do novo artífice
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p68-81Palavras-chave:
arte e inteligência artificial, arte e tecnologia, teoria da arte, crítica da arte, playformResumo
A iminência dos desenvolvimentos tecnocientíficos observados sobretudo a partir dos anos 1960 tem ampliado as maneiras como artistas podem se expressar, principalmente mediante a adoção e colaboração com interfaces inteligentes, que cada vez mais assimilam qualidades humanas e são capazes de assistir a criação. Deste cenário emerge o acoplamento homem-máquina, que embaralha a práxis e se materializa na hibridação – uma simbiose que adota o corpo enquanto metáfora para simbolizar sistemas complexos de naturezas distintas, orgânicas e inorgânicas. A partir do entendimento da necessidade de se refletir sobre a criatividade artística na dimensão artificial, experimentadas numa dinâmica de cocriação, o artigo irá destacar algumas características de um cenário em que a gestação de obras artificializadas implica a adoção de discursos antropomorfizados capazes de assimilar a metamorfose que simboliza tanto uma nova geração de imagens técnicas, quanto um novo momento para a arte e a ciência. A análise se constrói a partir das noções de imagem técnica (FLUSSER), incorpora o pensamento de sistemas enquanto corpos (ZUANON) e apresenta brevemente as noções de embodiment, emoção e sociabilidade (SUCHMAN) como elementos para pensar os próximos passos da criação assistida por interfaces inteligentes. A plataforma de criação Playform auxilia a construção da narrativa.
Downloads
Referências
ASCOTT, R.; SHANKEN, E. Telematic Embrace: Visionary Theories Of Art, Technology, And Consciousness. Berkeley: University Of California Press, 2003.
BENSE, M. Cybernetic Serendipity. The Magazine Of The Institute Of Contemporary Arts, [S. L.], V. 6, N. 2, 1968.
BOSTROM, N. Superinteligência: Caminhos, Perigos, Estratégias. Rio De Janeiro: Darkside, 2018
BROWNLEE, J. A Gentle Introduction To Generative Adversarial Networks (GANS). Disponível em: <https://Bit.Ly/3lvy0np>. Acesso em: 24/04/2021.
COUCHOT, E. A Tecnologia Na Arte: Da Fotografia À Realidade Virtual. Porto Alegre: Editora Da Ufrgs, 2003.
COUCHOT, E. A Natureza Da Arte: O Que As Ciências Cognitivas Revelam Sobre O Prazer Estético. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
ELGAMMAL, A.; MAZZONE, M. Artists, Artificial Intelligence And Machine-Based Creativity In Playform. Artnodes, [S. L.], N. 26, 2020. Disponível em: <https://Doi.Org/10.7238/A.V0i26.3366>. Acesso em: 11/05/2021.
FLUSSER, V. O Universo Das Imagens Técnicas: Elogio Da Superficialidade. 1. Ed. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, V. Filosofia Da Caixa Preta: Ensaios Para Uma Futura Filosofia Da Fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
GALANTER, P. What Is Generative Art? Complexity Theory As A Context For Art Theory. In: 6th International Conference, Exhibition And Performances On Generative Art And Design. 2003. Disponível em: <https://Bit.Ly/3hevyey>. Acesso em: 15/09/2021.
GIANNETTI, C. Estética Digital: Sintopia Da Arte, A Ciência E A Tecnologia. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.
GOODFELLOW, I. Et Al. Generative Adversarial Nets. 2014. Disponível em: <https://Arxiv.Org/Abs/1406.2661>. Acesso em: 01/05/2021.
HAUGELAND, J. Artificial Intelligence: The Very Idea. Massachusetts: Mit Press, 1985.
IRVIN, S. Appropriation And Authorship In Contemporary Art. In: British Journal Of Aesthetics, Vol. 45, No. 2. 2005, P. 127.
MARSHALL, P.; HORNECKER, E. Theories Of Embodiment In Hci. In: Price, S.; Jewitt, C.; BROWN, B. (Org.). The Sage Handbook Of Digital Technology Research. Londres: Sage Publications, 2013.
PICARD, R. Affective Computing: Challenges. International Journal Of Human-Computer Studies. Londres, V. 59, P. 55-64, 2003. Disponível em: <https://Doi.Org/10.1016/S1071-5819(03)00052-1>. Acesso em: 08/09/2021.
REICHARDT, J. Computer Art. In: REICHARDT, J. Cybernetic Serendipity: The Computer And The Arts. Londres: Studio International, 1968, P. 71.
SUCHMAN, L. Human-Machine Reconfigurations Plans And Situated Actions. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2007.
WOOD, P. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
ZUANON, R. Computador Vestível Afetivo Co-Evolutivo: Processos De Comunicação Entre Corpos Biológico e Tecnológico. Tese. Programa De Doutorado Em Comunicação E Semiótica, Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, 2007.
ZUANON, R. Biointerfaces Inteligentes: Transdisciplinaridade E Transversalidade Em Arte-Arquitetura-Design-Ciência-Tecnologia. In: Celeste, H. Et Al. (Org.). Transdisciplinaridade Nas Ciências E Nas Artes. Santa Maria: Editora Ppgart, 2020.
HUI, Y. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Erik Nardini Medina, Mauricius Martins Farina

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.