Processos de criação do professor-autor: esboços para a composição de uma paisagem em movimento

Autores

  • Renata Alencar Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tailze Melo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p22-38

Palavras-chave:

Professor-autor, Processos de criação, Crítica de processos

Resumo

Este artigo propõe quatro “zonas de contato” como resultado de uma pesquisa exploratória sobre possíveis diálogos epistemológicos entre os estudos dos processos de criação e as pesquisas contemporâneas em educação. As “zonas de contato” mapeadas são: “professor-autor”; “criatividade como competência”; “processos criativos como pista metodológica” e “documentos de processo para o metaconhecimento do professor-autor”. Por se constituir em etapa de uma pesquisa em desenvolvimento, as reflexões aqui apresentadas enfatizam as dimensões epistemológicas e conceituais que subsidiam as discussões sobre o trabalho criativo do professor-autor.

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Biografia do Autor

  • Renata Alencar, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Artes pela UFMG, Mestre em Comunicação Social pela UFMG e graduada em Comunicação Social pela PUC Minas. Coordenadora do Programa de pós-graduação Lato sensu "Processos criativos", no IEC - PUC Minas.

  • Tailze Melo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Estudos Literários pela UFMG e Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas. Coordenadora do Programa de pós-graduação Lato sensu "Processos criativos", no IEC - PUC Minas

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

Alencar, R., & Ferreira, T. M. (2023). Processos de criação do professor-autor: esboços para a composição de uma paisagem em movimento. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 48, 22-38. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p22-38