A Construção do Mal-estar: uma leitura da gênese do conto "A bela e a fera ou A ferida grande demais" de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i3p8-25Resumo
O fato dos procedimentos de escritura adotados por Clarice Lispector terem sido eminentemente fragmentários e despidos de um plano prévio levou a crítica literária a ressaltar apenas a faceta intuitiva da escritora, negando um trabalho detido na construção de seus textos, que resultariam assim de uma colagem de fragmentos. Este estudo pretende mostrar que, apesar de se enquadrarem no que Louis Hay chama de "escritura como processo", boa parte dos elementos essenciais de sua obra — como os "momentos epifânicos" — também se realizam através das modificações e acréscimos sobre o texto fixado em um primeiro momento. Isso pode ser percebido pela análise de fragmentos do conto "A bela e a fera ou A ferida grande demais".
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Copyright (c) 1992 Luiz Antonio M. Magalhães
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