Imersões poéticas e processos criação na formação de licenciadas(os) em Artes Cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p39-55

Palavras-chave:

Formação de professores de arte, Processos criativos, Licenciatura em dança, Licenciatura em teatro

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, que tinha por objetivo refletir acerca da construção do conhecimento de/em arte na formação de licenciadas(os) em dança e em teatro em Instituições de Ensino Superior públicas que abriram suas graduações pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). A pesquisa foi realizada por meio de ações propostas pelas artistas-pesquisadoras denominadas Imersões Poéticas. O texto em tela expõe a gênese das Imersões, descreve os procedimentos do trabalho e relata o processo de criação de um espetáculo cênico-coreográfico, considerado um dos pontos mais significativos do trabalho. Por fim, analisa os efeitos da apresentação deste junto ao corpo docente e discente das licenciaturas em artes cênicas, comprovando a relevância da realização de processos criativos como parte fundamental na formação de licenciadas(os) em Artes Cênicas.

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Biografia do Autor

  • Márcia Maria Strazzacappa Hernández, Universidade Estadual de Campinas

    Livre Docente (Unicamp, 2015); Doutora em Artes: Estudos Teatrais e Coreográficos (Universidade Paris 8, 2000); Mestre em Educação (Unicamp, 1994); Licenciada em Pedagogia (Unicamp, 1986) e em Dança (Unicamp, 1990).

  • Mirza Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

    Artista da Dança; Doutora em Educação na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Unicamp, 2017); Mestre em Educação na Área: Metodologia do Ensino (Unicamp, 2001); Bacharel e Licenciada em Dança (Unicamp, 1995).

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

Hernández, M. M. S., & Ferreira, M. (2023). Imersões poéticas e processos criação na formação de licenciadas(os) em Artes Cênicas. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 48, 39-55. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p39-55