A matriz geradora, o embrião ampliado e os múltiplos fios dramatúrgicos no cinema de Pedro Almodóvar

Autores

  • Daniela Jaime-Smith Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p112-128

Palavras-chave:

processo de criação, matriz geradora, embrião ampliado, cinema, Almodóvar

Resumo

Este artigo investiga os processos e os procedimentos de criação do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, refletindo sobre as tessituras dramatúrgicas criadas pelo cineasta no processo de construção do seu projeto poético, observando os procedimentos que envolvem o seu pensamento e a sua prática como roteirista e diretor para, assim, refletir sobre processos criativos, de autoria e comunicação. A hipótese é que o seu projeto poético é construído através da seleção e transformação de elementos temáticos e estéticos presentes na sua própria obra e na obra de outros autores, cujos trabalhos lhe afetaram a sensibilidade, fazendo com que temas e personagens se repitam, sob diferentes perspectivas, ao longo do tempo, concebendo um universo marcado pela constante reinvenção de textos e filmes para criar seus próprios sistemas fílmicos. Este estudo foi feito utilizando entrevistas do diretor e a análise de alguns de seus filmes que mantêm uma relação dramatúrgica, que funcionam como matrizes geradoras, deflagradoras de novos processos de criação. A análise foi realizada a partir das teorias de Cecilia Almeida Salles sobre processo de criação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Jaime-Smith, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), orientada por Cecília Almeida Salles. Bolsista da CAPES, Brasil. Graduada em Letras (Francês/Português) pela Universidade de São Paulo, em S. Paulo/SP. Possui experiência profissional como atriz, dramaturga, diretora, roteirista e educadora nas áreas de Cinema e Teatro, assim como em Produção e Revisão de Textos. Investiga os processos e procedimentos criativos e comunicacionais relacionados à criação da dramaturgia cinematográfica e teatral.

Referências

CAÑIZAL, Eduardo Peñuela. Urdiduras de Sigilos – Ensaios sobre o Cinema de Almodóvar. São Paulo: Anablume: Eca – USP, 1996.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

DUNCAN, Paul, en colaboración con PEIRÓ, Bárbara. Los Archivos de Pedro Almodóvar. Köln: Taschen, 2017.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: Ditos e escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Barbosa. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

JOHNSON, Steven. De onde vêm as boas ideias. Rio de Janeiro: Zahar 2011.

MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade. Rio de Janeiro: Rocco, 1984

MCKEE, Robert. Story – Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte e Letra, 2010.

MORIN, Edgar. O Método 4: as ideias: habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MORIN, Edgar. Cinema ou O homem imaginário. São Paulo: É Realizações Editora, 2014

SALLES, Cecilia de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Editora Annablume, 2011.

SALLES, Cecilia de Almeida. Processos de criação em grupo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017

SALLES, Cecilia de Almeida. Redes da criação construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

SALLES, Cecilia e CARDOSO, Daniel Ribeiro. Crítica Genética em Expansão. Disponível em:http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252007000100019 Acesso em 28/Set./2023

SANTOS, Fabiana Crispino. Olhares em movimento: cidade e autoria no cinema de Pedro Almodóvar – capítulo 3 – A filmografia de Pedro Almodóvar. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 2012. Disponível em: <http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0812818_2012_cap_3.pdf>

STRAUSS, Frederic. Conversas com Almodóvar. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

TARKOVSKY, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Jaime-Smith, D. . . (2023). A matriz geradora, o embrião ampliado e os múltiplos fios dramatúrgicos no cinema de Pedro Almodóvar. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 51, 112-128. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p112-128