O processo de criação de Acronon e H. J. Koellreutter
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i12p171-198Abstract
Este artigo é sobre o processo de criação de Acronon, composta em 1978-79 por Hans Joachim Koellreutter, compositor alemão radicado no Brasil desde 1937, responsável pela introdução do serialismo no Brasil e pela formação de uma nova geração de compositores. Nessa composição, para piano e orquestra, a partitura do pianista é uma esfera de acrílico transparente, onde o músico improvisa sob 18 estruturas sonoras em forma geométrica dispostas dinamicamente sob sua superfície, a qual dialoga com a orquestra. Os documentos deste processo deixam índices da estética e filosofia pessoal do compositor, que vê a música não como precisão absoluta, mas tão somente como um jogo sonoro ininterrupto, uma variedade imprevisível de sons.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2004 Nélio Tânios Porto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.