A correspondência como arquivo sonoro da poesia: Mário de Andrade & Manuel Bandeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i50p101-121

Palavras-chave:

Crítica genética, Correspondência, Recitação literária, Mário de Andrade (1893-1945), Manuel Bandeira (1886-1968)

Resumo

Este artigo trata da criação poética modernista, em particular da gênese de Pauliceia desvairada, em sua relação com a voz e a recitação literária. Explora, para isso, a correspondência de Mário de Andrade e Manuel Bandeira, entendida como “arquivo da criação”, testemunho escrito de um processo genético que passa pela arte de dizer. As cartas documentam a leitura em voz alta e a recitação – muito difundidas no começo do século 20 e essenciais para a vanguarda, assim como a recepção crítica de Manuel Bandeira, ouvinte e leitor. Segundo o argumento, a correspondência permite suprir em parte a falta do registro sonoro, lastreando uma compreensão de Pauliceia, e da poesia de Mário de Andrade, para além do regime impresso.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Castro da Silva Maraninchi, Sem Registro de Afiliação

    Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP. Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla, que contou com financiamento da Fapesp (Proc. nº 2017/26782-6) e resultou na tese “Mário de Andrade: Autor em cena (cenografia autoral e recitação literária)”.

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Publicado

2023-11-13

Dados de financiamento

Como Citar

Maraninchi, M. C. da S. (2023). A correspondência como arquivo sonoro da poesia: Mário de Andrade & Manuel Bandeira. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 50, 101-121. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i50p101-121