Cortejando Medusa ou uma abordagem poética da teoria crítica dos processos de criação em artes

Autores

  • Elisa Rocha Bueno Universidade Estadual Paulista
  • Joedy Luciana Barros Marins Bamonte Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p165-182

Palavras-chave:

Crítica de processo, Processos de criação, Artes

Resumo

O artigo tem como objetivo expor o conceito de “documentos de processo” por meio de um formato mítico, tangenciando a posição do crítico e do artista em relação aos registros, além da imaterialidade do processo criativo e os desafios do fazer artístico. Tal abordagem se justifica por possibilitar a leitura de noções complexas e abstratas pertencentes à teoria crítica dos processos de criação em artes através de uma estrutura estreitamente vinculada à experiência humana, ou seja, narrar histórias. Para tanto, foi selecionado o mito grego de Perseu e Medusa, especialmente o trecho em que o herói utiliza seu escudo na função de espelho, de modo a conseguir enxergar a Medusa, dado que tal episódio permite estabelecer uma ponte com o potencial dos documentos de processo de viabilizar o vislumbre de algo, a priori, invisível, ou seja, o processo criativo em si. A amplitude de significados proporcionada pelas figuras simbólicas que compõe a narrativa e a maneira específica como se relacionam possibilita uma investigação poética aprofundada da natureza dos referidos conceitos. Para o embasamento teórico e desenvolvimento da discussão foram utilizados o raciocínio desenvolvido por Gaston Bachelard no tocante aos elementos essenciais dos quais se origina o movimento criativo – com ênfase para o elemento água - e os conceitos de arquétipo e inconsciente pertencentes à Psicologia analítica, formulada por Carl Jung. O estudo apresenta abordagem qualitativa e o procedimento utilizado foi a pesquisa bibliográfica, enfatizando-se a contribuição singular de Cecilia Almeida Salles.  

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Biografia do Autor

  • Elisa Rocha Bueno, Universidade Estadual Paulista

    Mestranda em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista.
    E-mail: er.bueno@unesp.br

  • Joedy Luciana Barros Marins Bamonte, Universidade Estadual Paulista

    Professora Assistente, Departamento de Artes e Representação Gráfica da Universidade Estadual Paulista.
    E-mail: joedy.bamonte@unesp.br

Referências

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Bueno, E. R., & Bamonte, J. L. B. M. . (2023). Cortejando Medusa ou uma abordagem poética da teoria crítica dos processos de criação em artes. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 51, 165-182. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p165-182