Ensino de História, reformas do ensino e percepções da Antiguidade: apontamentos a partir da atual conjuntura brasileira

Autores

  • Priscilla Gontijo Leite Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i8p13-29

Palavras-chave:

Ensino, História Antiga, BNCC, Reforma do Ensino Médio, Política

Resumo

artigo tem como principal objetivo refletir sobre o ensino da História Antiga, bem como sobre a divulgação e a percepção desse conhecimento na sociedade brasileira, principalmente na esfera política. Para tanto, nosso ponto de partida será a conjuntura brasileira que perpassa por um modelo de reforma no ensino que irá impactar diretamente o ensino a respeito da Antiguidade na Educação Básica. Iremos demonstrar a importância do ensino de História Antiga no processo educativo e suas potencialidades para o exercício de uma educação que priorize os valores ligados a autonomia do sujeito e a cidadania.

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Publicado

2017-10-09

Como Citar

Leite, P. G. (2017). Ensino de História, reformas do ensino e percepções da Antiguidade: apontamentos a partir da atual conjuntura brasileira. Mare Nostrum, 8(8), 13-29. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i8p13-29

Edição

Seção

Artigos