O consumidor como agente no neoliberalismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p273-288Palavras-chave:
Neoliberalismo, consumidor, cumplicidade, participação, empreendedorismoResumo
O discurso neoliberal, que se torna prevalente nas últimas décadas, destaca o papel ativo do consumidor. A agência do consumidor está associada a diversos fatores: retórica publicitária que enfatiza a cumplicidade com ele; tecnologias de si através das quais ele atua como empreendedor de si mesmo; mecanismos interativos que sugerem um aumento de sua participação; apelo à responsabilidade social em suas atitudes. Quando analisamos de perto cada um desses fatores, contudo, o suposto empoderamento do consumidor na contemporaneidade revela suas limitaçõesDownloads
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Publicado
2015-12-07
Edição
Seção
Em Pauta/Agenda
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Como Citar
Castro, J. C. L. de. (2015). O consumidor como agente no neoliberalismo. MATRIZes, 9(2), 273-288. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p273-288