A dinâmica transmídia de fake news conforme a concepção pragmática de verdade

Resumo

A propagação de notícias falsas sobre o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2018, é aqui examinada conforme a concepção pragmática de verdade proposta por Charles Sanders Peirce (1839-1914). Por meio de coleta em redes sociais on-line, observou-se esforço coletivo para fixação de crenças concorrentes, conforme os métodos peirceanos de tenacidade e autoridade. O processo comunicacional analisado, caracterizado como ativismo transmídia, foi impulsionado pela mediação de hashtags que remetiam à polarização política e pelos posts atribuídos a celebridades. Conclui-se que a disputa pelo valor semiótico da verdade fomentou a expansão transmídia de conteúdos falsos e, paradoxalmente, de notícias verificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane Carvalho Alzamora, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Comunicação Social/UFMG; área Ciências Sociais Aplicadas/Comunicação Social

Luciana Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, na linha Textualidades Midiáticas (bolsista CAPES/PROEX). Pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CNPq/UFMG) e do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon/UFMG). Mestre em Teoria da Literatura pelo programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG (2011). 

Referências

Allcott, H. & Gentzkow, M. (2017). Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, 13(2) 211-236. Recuperado de https://www.jstor.org/stable/44235006

Alsina, R. (2005). A construção da notícia (J. A. Pierce, Trad.). Petrópolis: Vozes.

Alzamora, G. (2018). A semiotic approach to transmedia storytelling. In: R. R. Gambarato & M. Freeman (Orgs). The Routledge Companion to Transmedia Studies (pp. 438-446). Londres: Routledge.

Alzamora, G. (2017). Televisão em semiose: mídia, intermídia, transmídia. Artigo apresentado no XXVI Encontro Anual da Compós, São Paulo. Recuperado de https://bit.ly/2HIjiZ3

Alzamora, G. & Andrade, L. (2016). A representação do Impeachment Day mediada por hashtags no Twitter e no Facebook: semiose em redes híbridas. Revista Interin, 2(21), 100-121. Recuperado de http://interin.utp.br/index.php/vol11/article/view/478/pdf

Alzamora, G. & Gambarato, R. (2014). Peircean semiotics and transmedia dynamics: communicational potentiality of the model of semiosis. Ocula, 15(15), 1-15. doi: https://doi.org/10.12977/ocula29

Balzac, H. (1991) Os jornalistas (J. Dmonech, Trad.). Rio de Janeiro: Ediouro.

Bergman, M. (2010). C. S. Peirce on interpretation and collateral experience. Signs, 4, 134-161. Recuperado de https://tidsskrift.dk/signs/article/view/26855

Bertetti, P. (2014). Toward a typology of transmedia characters. International Journal of Communication, 8, 2344-2361. Recuperado de http://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/2597

Camponez, J. C. C. dos S. (2009). Fundamentos de deontologia do jornalismo – a auto-regulação frustrada dos jornalistas portugueses (1974-2007) (Tese de doutorado não publicada). Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

Colapietro, V. (2004). The routes of significance: reflections on Peirce’s Theory of Interpretantes. Cognitio, 5(1), 11-27. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/13206

Dahlgren, P. (2013). The political web. Media participation and alternative democracy. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

De Waal, C. (2007). Sobre Pragmatismo (C. T. Rodrigues, Trad.). São Paulo: Edições Loyola.

Elleström, L. (2014). Media Transformation: the transfer of media characteristics among media. Nova Iorque: Palgrave Macmillan.

Fisch, M. (1986). Peirce, semeiotic, and pragmatism: essays by Max H (K. L. Ketner & C. J. W. Kloesel, Orgs). Bloomington: Indiana University Press.

Gillespie, T. (2014). The relevance of algorithms. In T. Gillespie, P. J. Boczkowski, & K. A. Foot (Eds.). Media technologies: essays on communication, materiality, and society (pp. 167-193). Cambridge, MA: MIT Press.

Groshek, J. & Groshek, M. C. (2013). Agenda Trending: Reciprocity and the Predictive Capacity of Social Network Sites in Intermedia Agenda Setting across Issues over Time. Media and Communication, 1(1), 15-27. doi: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2199144

Igarza, R. Nuevas formas de consumo cultural: por qué las redes sociales están ganando la batalla de lãs audiências. Comunicação, Mídia e Consumo, 7(20), 59-90. doi: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v7i20.205

Jenkins, H. (2008). Cultura da convergência. (S. Alexandria, Trad.). São Paulo, Aleph Editora.

Jenkins, H. (2009, 12 dez.). The revenge of the origami unicorn: seven principles of Transmedia Storytelling (Postagem de blog). Recuperado de https://bit.ly/1ib6AvH [

Jenkins, H. (2010, 21 jun.). Transmedia education: the 7 Principles Revisited (Postagem de blog). Recuperado de https://bit.ly/2U2LxIp

Jenkins, H. (2016, 19 jan.). Telling Stories: Lina Srivastava Talks About Transmedia Activism (Part One) (Postagem de blog). Recuperado de https://bit.ly/2Ufzerx

Jenkins, H. (2017). Transmedia logics and locations. In W. Benjamin, D. Kurtz, M. Bourdaa. The rise of transtexts: challenges and opportunities (pp. 220-240). Nova Iorque: Routledge.

Jenkins, H., Green, J., & Ford, J. Cultura da conexão: criando valor e significação por meio de mídia propagável. São Paulo, Aleph, 2014.

Kinder, M. (1991). Playing with Power in Movies, Television, and Video Games. From Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. Berkeley: University of California Press.

Lippmann, W. (2008). Opinião pública. Petrópolis: Vozes. (Obra original publicada em 1922)

Nöth, W. (1996). A semiótica no século XX. São Paulo: AnnaBlume.

Peirce, C. S. The collected papers of Charles S. Peirce (1866‑1913). Edição eletrônica reproduzindo Vols. I‑VI (C. Hartshorne, & P. Weiss, eds., Cambridge: Harvard University, 1931‑1935), Vols. VII‑VIII (A. W. Burks, ed., Cambridge: Harvard University, 1958). Charlottesville, Intelex Corporation. (citado como CP, seguido pelo número do volume e número do parágrafo).

Peirce, C. S. The essential Peirce: selected philosophical writings (1893-1913), Vols. 1-2. (Peirce Edition Project, ed.). Bloomington: Indiana University. (citado como EP, seguido pelo número do volume e número da página).

Poell, T.; van Dijck, J. (2015). Social Media and Activist Communication. In C. Atton (Ed.). The Routledge Companion to Alternative and Community Media (pp. 527-537). Londres: Routledge.

Sanghvi, R. (2006, 5 set.). Facebook Gets a Facelift (Nota de Facebook). Recuperado de https://www.Facebook.com/notes/Facebook/Facebook-gets-a-facelift/2207967130

Santaella, L. (1992). A assinatura das coisas – Peirce e a literatura. Rio de Janeiro: Imago.

Sarlo, B. (2011). O animal político na web. Serrote – Revista de ensaios, artes visuais, ideias e literatura. (7). Recuperado de https://www.revistaserrote.com.br/2011/06/o-animal-politico-na-web/

Scolari, C. (2009). Implicit consumers, narrative worlds, and branding in contemporary media production. International Journal of Communication. 3, 586-606. Recuperado de http://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/477/336

Shook, J. (2002). Os pioneiros do pragmatismo americano (F. M. Said, Trad.). Rio de Janeiro: DP&A Editora.

Soriano, C. (2016). Transmedia mobilization: agency and literacy in minority productions in the age of spreadable media. The Information Society, 32(5), 354-363. doi: http://dx.doi.org/10.1080/01972243.2016.1212620

Srivastava, L. (2009, 4 mar.). Transmedia Activism: Telling Your Story Across Media Platforms to Create Effective Social Change, NAMAC. Recuperado de https://bit.ly/2uAj2mu

Traquina, N. (2005). Teorias do Jornalismo – porque as notícias são como são, v. 1. Florianópolis: Insular.

Vieira, V. (2013). O papel da comunicação digital na Primavera Árabe: apropriação e mobilização social. Artigo apresentado no V Congresso da Compolítica, Curitiba. Recuperado de http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2013/05/GT05-Comunicacao-e-sociedade-civil-VivianPatriciaPeronVieira.pdf

Wardle, C.; Derakhshan, H. (2017). Information Disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making (Council of Europe report). Recuperado do website do Council of Europe: https://bit.ly/2V3Y62S

Publicado
2019-04-30
Como Citar
Alzamora, G., & Andrade, L. (2019). A dinâmica transmídia de fake news conforme a concepção pragmática de verdade. MATRIZes, 13(1), 109-131. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p109-131
Seção
Em Pauta/Agenda