Carlos A. Scolari
ecologia dos meios de comunicação, alfabetização transmídia e redesign das interfaces
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p129-139Palavras-chave:
Carlos A. Scolari, Alfabetização transmídia, Ecologia dos meios, InterfacesResumo
Entrevista com o pesquisador Carlos A. Scolari, abordando as temáticas recentemente estudadas por ele.
Downloads
Referências
ARAÚJO, W.; PIRES DE SÁ, F. Facebook’s algorithms and its opaque design of transparency: how followers of the most popular brazilian tv show perceive their news feed. In: FIGUEROLA, T. M.; MARZO, J. L. (Org.). Interface politics. Barcelona: Gredits, 2016. p. 609-623. Disponível em: <https://bit.ly/2Eg0Zsw>. Acesso em: 10 out. 2018.
BUCHER, T. Want to be on the top? Algorithmic power and the threat of in¬visibility on Facebook. New Media and Society, v. 9, n. 5, p. 827-847, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444812440159
MARCHI, R. With Facebook, blogs, and fake news, teens reject journalistic “objectivity”. Journal of Communication Inquiry, v. 36, n. 3, p. 246-262, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0196859912458700
PASQUALE, F. Black box society: the secret algorithms that control money and information. Cambridge: Harvard University Press, 2015.
PINK, S.; LANZENI, D.; HORST, H. Data anxieties: finding trust in everyday digital mess. Big Data & Society, online, p. 1-14, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/2053951718756685
SCOLARI, C. A. Hacer Clic: hacia una sociosemiótica de las integraciones digitales. Barcelona: Gedisa, 2004.
SCOLARI, C. A. Transmedia is dead. Long Live Transmedia! Hipermediacciones.com, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2QdtBc8>. Acesso em: 10 out. 2018.
SCOLARI, C. A. Literacia Transmedia na Nova Ecologia Mediática. Livro Branco do Projeto Transmedia Literacy, 2018a. Disponível em: <http://bit.ly/2EFRt1Y>. Acesso em: 10 out. 2018.
SCOLARI, C. A. Las leyes de la interfaz: diseño, evolución, tecnología. Barcelona: Gedisa, 2018b.
VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WAAL, M. C. The platform society: public values in a connected world. New York: Oxford University Press, 2018.
VINCENT, J. Twitter taught Microsoft’s AI chatbot to be a racist asshole in less than a day. The Verge, 24 Mar. 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2u8m¬6qB>. Acesso em: 10 out. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.