Filosofia e Webcomics: uma análise neopragmatista de Zen Pencils

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DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2021.v9i2.174089

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Webcomics, Filosofia, Neopragmatismo

Resumo

Tem como objetivo analisar as webcomics Zen Pencils a partir das contribuições teóricas do filósofo neopragmatista Richard Rorty sobre os gêneros narrativos. O aporte teórico baseia-se nos escritos de Moya (1993), Rorty (2006; 2007), McLaughlin (2005), McCloud (2008), Eisner (2010), Than (2012), dentre outros. Visa contribuir para o fomento de estudos e pesquisas sobre webcomics no âmbito filosófico e educacional dentro dos parâmetros do neopragmatismo.

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Biografia do Autor

  • Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

    Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Professor Associado na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL/UFPI.

  • John Ágne Campêlo Nunes, Universidade Federal do Piauí - UFPI

    Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Licenciado em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UFPI (2019-2020). Temas de pesquisa: filosofia da arte; arte e educação; filosofia da educação; histórias em quadrinhos; cultura pop; webtiras; neopragmatismo. 

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, H. A., & Nunes, J. Ágne C. (2021). Filosofia e Webcomics: uma análise neopragmatista de Zen Pencils. 9ª Arte (São Paulo), 9(2), 59-78. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2021.v9i2.174089