“E se fez a luz”: a revelação da memória pela luz fotográfica em Regresso ao Éden, de Paco Roca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218258

Palavras-chave:

História em Quadrinhos, Fotografia, Memória, Fotoliteratura, Paco Roca (autor)

Resumo

Paco Roca é conhecido por abordar a temática da memória em suas HQs. Em Regresso ao Éden (2022), a memória surge através das fotos presentes na obra. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como o autor trabalha a memória através das fotografias nesse quadrinho, utilizando em sua estrutura uma composição gráfica análoga a de uma câmera fotográfica analógica. Nesse viés, é fulcral analisar os diálogos temáticos e estruturais dessa HQ com a fotografia, partindo da perspectiva do ato fotográfico e das relações entre fotografia, memória e perda. Além disso, será necessário adentrar nos estudos fotoliterários e questionar os efeitos de sentido gerados pelas fotos e retomar os estudos intermidiáticos para interpretar os diálogos entre mídias. Assim, estes estudos contribuirão com o diálogo entre fotografia e quadrinho, buscando verificar sua complementaridade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • William Maia, Universidade de Brasília

    Mestrando no programa de pós-graduação em Literatura na Universidade de Brasília (UnB). 

  • Juliana Mantovani, Instituto Federal de Brasília

    Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus São Sebastião e Pesquisadora colaboradora na Universidade de Brasília. .

Referências

BARBIERI, Daniele. A linguagem dos quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2017.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 14 ed. Campinas: Papirus, 2012.

GUILBARD, Anne-Cécile. Fotoliteratura. In: QUERIDO, Alessandra Matias; MANTOVANI, Juliana Estanislau de Ataíde; BARBOSA, Sidney (Org.). (Arte)fatos literários: entre textos, mídias e artes. Campinas: Pontes Editores, v. 1, n. 1, p. 75-95, 2021.

MANTOVANI, Juliana Estanislau de Ataíde. O instantâneo e o traço: por uma poética fotoliterária em Nadja, de André Breton. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

MONTIER, Jean-Pierre. (dir.) Transactions photolittéraires. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2015.

MONTIER, Jean-Pierre; LOUVEL, Liliane; MÉAUX, Danièle; ORTEL, Philippe. (dirs.). Littérature et photographie. Rennes : Presses Universitaires de Rennes, 2008.

ORTEL, Philippe. La Littérature à l’ère de la photographie: enquête sur une révolution invisible. Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 2002.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e ‘remediação’: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaís Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Vol 1. Belo Horizonte: Rona Editora: UFMG, 2012. v.1, p. 15-45. (A)

RAJEWSKY, Irina O. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, Thaís Flores Nogueira e VIEIRA, André Soares. (Orgs.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora: UFMG, 2012. v. 2, p. 51-73. (B)

ROCA, Paco. A casa. São Paulo: Devir, 2021.

ROCA, Paco. Regresso ao Éden. São Paulo: Devir, 2022.

ROCA, Paco. Rugas. 2. ed. São Paulo: Devir, 2021.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2024-02-03

Como Citar

Maia, W., & Mantovani, J. (2024). “E se fez a luz”: a revelação da memória pela luz fotográfica em Regresso ao Éden, de Paco Roca. 9ª Arte (São Paulo), e218258. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218258