Metodologia e ações estratégicas no campo da Comunicação e da cultura visando desenvolvimento local sustentável

Autores

  • Carlos Alberto Messeder Pereira Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Micael Herschmann Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2005.138895

Palavras-chave:

Comunicação. Cultura. Metodologia. Desenvolvimento local.

Resumo

Análise do papel da Comunicação e da cultura como ferramentas para se construir diagnósticos capazes de oferecer subsídios para a elaboração de planos de ação e gestão que alavanquem o desenvolvimento local sustentável. Apresentação de uma metodologia de pesquisa que vem sendo empregada na análise de dois importantes Arranjos Produtivos Locais (APLs) que estão sendo implementados no Estado do Rio de Janeiro, com o apoio das principais agências de fomento e políticas públicas do País: o de Pedras Decorativas de Sto. Antônio de Pádua e de Moda Praia de Cabo Frio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Messeder Pereira, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Graduado em Antropologia, mestre em Antropologia Social e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ)
  • Micael Herschmann, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Graduado em História pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor de Pós-Graduação de Escola de Comunicação da UFRJ

Downloads

Publicado

2005-12-12

Edição

Seção

Espaço Aberto

Como Citar

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder; HERSCHMANN, Micael. Metodologia e ações estratégicas no campo da Comunicação e da cultura visando desenvolvimento local sustentável. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 10–27, 2005. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2005.138895. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138895.. Acesso em: 29 abr. 2024.