Retórica e poder: representações do discurso empresarial em textos multinodais nos media
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138990Palavras-chave:
Texto multimodal. Retórica. Recursos estilísticos. Discurso empresarial nos media.Resumo
A análise multidisciplinar de alguns excertos das revistas The Economist (de circulação internacional), e em contraste, Visão e Sábado (no espaço lusófono), visa promover uma reflexão, embora sumária, sobre a natureza da representação e do impacto do discurso empresarial e de negócios, em textos jornalísticos. Evidenciamos o recurso a estratégias linguísticas, discursivas e estilísticas frequentes, nomeadamente ao inglês como língua franca, à literariedade e à criatividade, implícitas em metáforas visuais, recorrentes em textos multimodais. Estes contribuem para o envolvimento dos leitores / cidadãos, num crescendo emocional, na construção de sentidos nos e para além dos textos no contexto discursivo e social, determinando uma forma particular de percepcionar temáticas desconhecidas em domínios interdiscursivos.Downloads
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Publicado
2008-12-16
Edição
Seção
Pesquisa
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Como Citar
SOUSA, Alcina Maria Pereira de. Retórica e poder: representações do discurso empresarial em textos multinodais nos media. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 9, p. 144–165, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138990. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138990.. Acesso em: 30 abr. 2024.