A comunicação organizacional como fenômeno, como processo e como sistema

Autores

  • João José Azevedo Curvello Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139012

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional. Fenômeno. Processo. Sistema.

Resumo

O texto propõe uma metarreflexão sobre a pesquisa em Comunicação Organizacional, na tentativa de recuperar bases teórico-metodológicas para a interpretação da comunicação na sua totalidade complexa. Para isso, destaca a necessidade de a pesquisa na área se orientar para a observação da comunicação como fenômeno, como processo e como sistema, o que permitiria captar os princípios da autonomia, da autocriação e cocriação, da interdependência, da emergência e da interdisciplinaridade, inerentes ao campo.

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Biografia do Autor

  • João José Azevedo Curvello, Universidade Católica de Brasília
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professor e Diretor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação (Mestrado) da Universidade Católica de Brasília

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Publicado

2009-12-18

Como Citar

CURVELLO, João José Azevedo. A comunicação organizacional como fenômeno, como processo e como sistema. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 10-11, p. 109–114, 2009. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139012.. Acesso em: 3 maio. 2024.