Comunicação Organizacional, entre Apolo e Dionísio

Autores

  • Paulo Nassar Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139019

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional. Comunicação integrada. Responsabilidade histórica. Memória empresarial.

Resumo

Um dos impactos da tecnologia no modo de vida no começo do século XXI foi tornar o ambiente social mais complexo e exigir, nas organizações, comunicadores mais sofisticados nos seus saberes, o que não foi seguido pela universidade, que cria especialistas nas partes da Comunicação. Já nos anos 1980 falava-se em comunicação integrada e em pensamento sistêmico como visão de mundo; na década de 1990, viu-se a extrapolação das responsabilidades das organizações até nos anos 2000, quando esses conceitos começaram a ser substituídos e a memória e a história passaram a ser a base da narrativa empresarial.

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Biografia do Autor

  • Paulo Nassar, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor do Curso de Relações Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Direto-Geral da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

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Publicado

2009-12-18

Como Citar

NASSAR, Paulo. Comunicação Organizacional, entre Apolo e Dionísio. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 10-11, p. 154–160, 2009. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139019.. Acesso em: 4 maio. 2024.