Organizações comunicacionais e o binômio imitação-inovação

Autores

  • Gino Giacomini Filho Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139066

Palavras-chave:

Organizações comunicacionais. Inovação. Imitação. Comunicação.

Resumo

O artigo objetiva analisar a prática da imitação-inovação no contexto organizacional, tendo como foco o campo da comunicação e, ainda, propor um modelo teórico para essa prática. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico nos eixos teóricos de inovação, imitação, organizações e comunicação social. Resultou na apresentação de um modelo de inovação – inovação intrínseca, inovação percebida e inovação conjugada – e de um modelo de imitação – imitação intrínseca, imitação percebida e imitação conjugada. 

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Biografia do Autor

  • Gino Giacomini Filho, Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professor da USCS (mestrado e graduação) e da ECA-USP (graduação).

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Publicado

2010-12-26

Como Citar

GIACOMINI FILHO, Gino. Organizações comunicacionais e o binômio imitação-inovação. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 13, p. 12–25, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139066. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139066.. Acesso em: 16 jun. 2024.