Pensar a integração latino-americana: também a partir da comunicação organizacional e das relações públicas

Autores

  • Ana María Suárez Monsalve Universidad de Chile

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139083

Palavras-chave:

Integração da América Latina. Desenvolvimento. Identidade. Comunicação. Relações Públicas.

Resumo

Este artigo sublinha a necessidade de se considerar o comunicador organizacional e relações-públicas como um ator no processo de integração da sociedade latino-americana a partir do regional ao global. Essa ideia está presente nos poderes da comunicação na América Latina, mas a maior parte da análise incidirá sobre mídia, jornalismo ou comunicação pública. Desconsiderou-se o potencial que, para esse efeito, tem a ação e orientação do comunicador e relações-públicas nas organizações, públicas e privadas, como um agent e a mais no trabalho de construção da integração latino-americana.

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Biografia do Autor

  • Ana María Suárez Monsalve, Universidad de Chile
    Comunicadora social-periodista por la Universidad de Antioquia, Medellín. Maestría en Educación con énfasis en Educación Superior por la Pontificia Universidad Javeriana y la Universidad de Medellín. Doctoranda en Estudios Latinoamericanas en la Universidad de Chile. Docente-investigadora de la Universidad de Medellín. Asesora y consultora.

Publicado

2011-06-26

Como Citar

SUÁREZ MONSALVE, Ana María. Pensar a integração latino-americana: também a partir da comunicação organizacional e das relações públicas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 14, p. 29–48, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139083. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139083.. Acesso em: 21 maio. 2024.