O lobby no Brasil: uma trajetória histórica

Autores

  • Ney de Lima Figueiredo Consultoria de Comunicação e do Centro de Pesquisa Análise e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139093

Palavras-chave:

Brasil. Primeiro império. Segundo império. Constituição de 1988. Lobby.

Resumo

Este trabalho tem como base de estudo o período que se inicia no ano da independência do Brasil (1822) até a promulgação da Constituição de 1988, abrangendo mais de 160 anos da nossa história. Ele se centra nos fatos fundamentados nas ações de lobby detectadas ao longo do tempo, por meio de acontecimentos ocorridos e registrados em inúmeros documentos da nossa historia político-econômica. O termo lobby é considerado como a atividade de pressão, ostensiva ou velada, legítima ou não, a favor ou contra, do setor privado para influenciar as decisões do poder público, não só do legislativo, em prol de interesses privados.

 

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Biografia do Autor

Ney de Lima Figueiredo, Consultoria de Comunicação e do Centro de Pesquisa Análise e Comunicação

Especialista em marketing político e participante de mais de noventa campanhas políticas. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretor da NF Consultoria de Comunicação e do Centro de Pesquisa Análise e Comunicação (Cepac). Membro e cofundador do Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp (Cesop).

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Publicado

2011-06-26

Como Citar

FIGUEIREDO, N. de L. O lobby no Brasil: uma trajetória histórica. Organicom, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 181-189, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139093. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139093. Acesso em: 21 fev. 2024.