Interseções entre os valores e a comunicação organizacional

Autores

  • Suzel Figueiredo Fundação Armando Álvares Penteado. Faculdade de Comunicação e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139095

Palavras-chave:

Valores. Valores organizacionais. Cultura organizacional.• Comunicação organizacional.

Resumo

Este artigo envolve um estudo dos valores organizacionais dos grandes grupos empresariais que operam no Brasil. O corpus teórico que embasa a análise está fundado nas teorias da comunicação organizacional e na teoria dos valores, no campo da filosofia. O ponto de interseção ocorre na cultura organizacional, na qual os valores são divulgados, vivenciados ou projetados. Lucro (resultados) e ética são os dois valores mais presentes nos cem grupos consultados. Os comunicadores organizacionais estão diretamente envolvidos no processo de difusão e interpretação desses valores, que são a gênese e fonte de inspiração para projetos e programas de gestão da identidade organizacional.

 

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Biografia do Autor

  • Suzel Figueiredo, Fundação Armando Álvares Penteado. Faculdade de Comunicação e Marketing
    Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Professora da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (Facom-FAAP). Diretora da Ideafix Pesquisas Corporativas. Diretora do Instituto Aberje de Pesquisas. Conselheira da Associação Brasileira de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM)

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Publicado

2011-06-26

Como Citar

FIGUEIREDO, Suzel. Interseções entre os valores e a comunicação organizacional. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 14, p. 206–221, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139095. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139095.. Acesso em: 9 maio. 2024.