HumanizaSUS: uma experiência de humanização e gestão da comunicação em organizações hospitalares

Autores

  • Daniel de Oliveira Figueiredo Universidade Estadual de Londrina. Curso de Relações Públicas e Jornalismo
  • Estefânia Salmória Badia Universidade Estadual de Londrina. Curso de Especialização em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139135

Palavras-chave:

Comunicação. Humanização. Subjetividade. Organização hospitalar.

Resumo

O presente artigo é um estudo sobre a humanização no ambiente interno de hospitais. Apresenta, em um primeiro momento, uma abordagem sobre a complexidade do ser humano, expondo a importância da valorização de sua subjetividade. Após esse enfoque, explora-se o conceito de humanização e as implicações que esta produz tanto na relação funcionário-paciente, quanto na relação funcionário-funcionário. Para tal, explora-se a relação intrínseca que há entre a humanização e a comunicação. A fim de embasar a relação apresentada, é utilizado como exemplo o HumanizaSUS, presente no sistema de saúde do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel de Oliveira Figueiredo, Universidade Estadual de Londrina. Curso de Relações Públicas e Jornalismo
    Mestre em Comunicação pelo programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Relações Públicas pela UEL. Professor do Curso de Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo da UEL
  • Estefânia Salmória Badia, Universidade Estadual de Londrina. Curso de Especialização em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos.
    Aluna do Curso de Especialização em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela UEL. Experiência profissional na área de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa na prefeitura de Londrina (CMTU-LD).

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

FIGUEIREDO, Daniel de Oliveira; BADIA, Estefânia Salmória. HumanizaSUS: uma experiência de humanização e gestão da comunicação em organizações hospitalares. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 154–168, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139135. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139135.. Acesso em: 26 abr. 2024.