Observatórios de mídia: discussão sobre os dispositivos sociais de crítica midiática no campo da saúde pública

Autores

  • Lílian Claret Mourão Bahia Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maria Ângela Mattos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139142

Palavras-chave:

Observatório de mídia. Observatório de Saúde Na Mídia. Políticas de comunicação e de saúde pública.

Resumo

Este artigo discute o papel dos observatórios de mídia em geral e da saúde em particular, para a melhoria do tratamento jornalístico de matérias sobre a temática. Avalia sua relevância para o debate sobre as políticas e ações de comunicação na saúde pública no Brasil. Buscas na internet revelam diversidade de observatórios voltados à saúde e outros que incluem a temática em seu conteúdo. Apenas o Observatório de Saúde na Mídia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dedica-se integralmente a essa interface. Daí a importância de ampliar o alcance desses observatórios na esfera pública para exercer monitoramento sistemático das informações sobre saúde veiculadas na mídia. 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lílian Claret Mourão Bahia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Especialista em Comunicação e Planejamento Estratégico pela PUC-Minas. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Minas. Professora nos cursos de Comunicação Social, Administração de Empresas, Marketing e Pedagogia da PUC-Minas.
  • Maria Ângela Mattos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), nos cursos de mestrado e graduação. Coordenadora adjunta do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Minas.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

BAHIA, Lílian Claret Mourão; MATTOS, Maria Ângela. Observatórios de mídia: discussão sobre os dispositivos sociais de crítica midiática no campo da saúde pública. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 254–266, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139142. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139142.. Acesso em: 7 maio. 2024.