Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão

Autores

  • Marco Antonio Mendes Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Paulo Roberto de Sousa Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Medicina
  • José Espin Neto Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Medicina
  • Lenamaris Mendes Rocha Universidade Estadual de Campinas. Hospital de Clínicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146

Palavras-chave:

Publicidade. Internet. Ética médica. Bioética.

Resumo

Propaganda médica é tema de relevância mundial controverso. O médico tem legítimo direito de propagar suas atividades profissionais, mas deve conservar-se dentro dos limites éticos. É clara a importância que a comunicação assume na promoção da saúde. A internet insere-se, nesta conjuntura, como uma mídia utilizada para educação da população e propagação da publicidade médica. Contudo, o compromisso ético vem sendo substituído por interesses da política socioeconômica capitalista. Quando o médico se torna responsável pela banalização da medicina, coloca em xeque a relação médico-paciente. Este estudo levantou no Google propagandas de serviços médicos especializados do Estado de São Paulo na internet, de outubro de 2008 a julho de 2009.

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Biografia do Autor

  • Marco Antonio Mendes Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Acadêmico do 6º ano de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp).
  • Paulo Roberto de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Medicina
    Doutor em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular de Deontologia Médica da Faculdade de Medicina da Puccamp.
  • José Espin Neto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Medicina
    Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp. Professor titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da Puccamp.
  • Lenamaris Mendes Rocha, Universidade Estadual de Campinas. Hospital de Clínicas
    Médica-residente do Hospital de Clínicas da Unicamp

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

ROCHA, Marco Antonio Mendes; SOUSA, Paulo Roberto de; ESPIN NETO, José; ROCHA, Lenamaris Mendes. Propagandas de serviços médicos especializados na internet: aspectos bioéticos envolvidos nessa questão. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 299–315, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139146. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139146.. Acesso em: 25 abr. 2024.