A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias

Autores

  • Djalma José Patricio Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149

Palavras-chave:

Percepção visual. Deficientes auditivos. Campanhas publicitárias.

Resumo

Averiguar os aspectos da percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias foi o principal objetivo deste trabalho. Para tanto, os participantes da pesquisa foram divididos em duas turmas de estudantes do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), de Blumenau (SC): uma de deficientes auditivos; e outra de pessoas que ouvem. A cada turmaforam mostradas campanhas publicitárias para avaliar os aspectos da percepção visual no que se refere à construção de sentidos e significados para a compreensão da mensagem. Os resultados da pesquisa indicam que os deficientes auditivos são consumidores que necessitam de estímulos adequados que forneçam o reforço positivo para facilitar a comunicação entre si e com os “ouvintes”, mas também para prover estímulos que despertem o comportamento de compra.

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Biografia do Autor

  • Djalma José Patricio, Universidade Regional de Blumenau
    Doutor em Letras-Filosofia pela Università La Sapienza, Roma. Especialização em Fotografia e Praxes de Discursos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em Arte e Indústria Grafica pelo Istituto Statale D’Arte, de Urbino, Itália. Graduação em jornalismo pela Università San Tommaso d’Aquino (Angelicum), Roma. Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

PATRICIO, Djalma José. A percepção visual de deficientes auditivos quanto às técnicas utilizadas em campanhas publicitárias. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 349–378, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139149. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139149.. Acesso em: 26 abr. 2024.