Comunicação e sustentabilidade no esteio da cidadania: um estudo sobre a (des)articulação entre organizações na esfera pública

Autores

  • Daniela Viegas Centro Universitário Una Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139172

Palavras-chave:

Consumo sustentável. Cidadania. Comunicação. Mobilização social.

Resumo

Para compreender os desafios da construção de ações e políticas capazes de renovar as práticas sustentáveis, problematizam-se neste artigo as respostas aos dilemas do consumo construídas por atores da sociedade civil, do estado e do mercado. Esse esforço sugeriria a construçãode articulações entre diferentes grupos para atender às demandas dos atores sociais, por meio da ação política e do exercício da cidadania. Percebe-se que a construção de discursos e práticas politicamente corretas nem sempre dá conta da complexa relação que envolve a comunicação e o meio ambiente na esfera pública.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Viegas, Centro Universitário Una Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, pelo Centro Universitário Una (Belo Horizonte). Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Professora do Centro Universitário Una e da PUC-Minas.
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre em Ciências Sociais – Gestão de Cidades pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- Minas). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Minas. Pesquisador das áreas de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas e Estudos Organizacionais.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

VIEGAS, Daniela; TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa. Comunicação e sustentabilidade no esteio da cidadania: um estudo sobre a (des)articulação entre organizações na esfera pública. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 96–109, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139172. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139172.. Acesso em: 25 abr. 2024.