Mensurando a consciência ambiental do consumidor: um estudo comparativo entre as escalas NEP e ECCB

Autores

  • Otávio Freire Universidade Nove de Julho Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Filipe Quevedo-Silva Universidade Nove de Julho
  • Elias Frederico Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Fundação Getulio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139182

Palavras-chave:

Consciência ambiental. Comportamento de consumo ambiental. Escalas concorrentes NEP e ECCB.

Resumo

O presente estudo objetiva comparar e avaliar a adequação de duas escalas, para mensuração da consciência ambiental: New ecological paradigm (NEP) e Ecologically conscious consumer behavior (ECCB). O exame da literatura indicou que uma decorrência da consciência ambiental é a intenção de comportamento de consumo ambiental (ICCA). Para a operacionalização do estudo, foi aplicado um survey on-line com 538 consumidores brasileiros. Foram utilizadas técnicas estatísticas multivariadas para verificar a dimensionalidade das escalas, bem como para avaliar sua associação com a ICCA. Os resultados indicam que a escala ECCB é mais adequada para medir a ICCA.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Otávio Freire, Universidade Nove de Julho Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (Uninove). Líder do grupo de pesquisa “Comportamento do consumidor no esporte”, da Uninove. Professor do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Filipe Quevedo-Silva, Universidade Nove de Julho
    Doutorando em Administração – Marketing no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (Uninove). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em Administração pela mesma instituição.
  • Elias Frederico, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Fundação Getulio Vargas
    Doutor e mestre em Administração pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV/SP. Bacharel em Engenharia pela Fundação Educacional Inaciana (FEI). Professor-doutor do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Professor da Fundação Getulio Vargas (Eaesp-FGV).

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

FREIRE, Otávio; QUEVEDO-SILVA, Filipe; FREDERICO, Elias. Mensurando a consciência ambiental do consumidor: um estudo comparativo entre as escalas NEP e ECCB. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 244–263, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139182. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139182.. Acesso em: 4 out. 2024.