As estratégias de comunicação da marca Rio em eventos de alta visibilidade: o caso da Rio+20

Autores

  • Paulo Roberto Nassar de Oliveira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Patrícia Cerqueira Reis Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139206

Palavras-chave:

Cidade. Narrativa de marca. Rio 20. Memória organizacional. Comunicação organizacional.

Resumo

O Rio de Janeiro é uma marca inserida no mercado global de cidades e, dessa forma, possui identidade, valores e narrativas próprias às quais estar atrelado de alguma forma também cria valor aos discursos das instituições públicas e privadas. Porém, a “marca” de uma cidade não pertence a um único ente. Ela pertence à cidade, vista como instituição, e a todos aqueles que a compõem e a consomem nos mais variados aspectos presentes no cotidiano. Para refletir sobre a formação de marca territorial, este artigo descreve mensagens relacionadas à “marca Rio” nos ambientes broadcast e socialcast e veiculadas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, no período de maio a julho de 2012.

 

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Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Nassar de Oliveira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Livre-docente (2013), doutor (2006) e mestre (2001) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado (1982) em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da ECA-USP e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp) da mesma instituição. Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Diretor da revista Comunicação Empresarial (Aberje) .
  • Patrícia Cerqueira Reis, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutoranda em Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade, pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ). Professora da graduação e da pós-graduação e pesquisadora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

OLIVEIRA, Paulo Roberto Nassar de; REIS, Patrícia Cerqueira. As estratégias de comunicação da marca Rio em eventos de alta visibilidade: o caso da Rio+20. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 19, p. 221–238, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139206. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139206.. Acesso em: 27 abr. 2024.